Fundada aos 14 de abril de 2006 pelo Jornalista Eraldo de Freitas - E-mails: redacao@sbcbrasil.com.br

Cidadão Repórter

(65)9966-5664
Várzea Grande(MT), Sábado, 28 de Maio de 2022 - 17:32
12/05/2022 as 07:15:32 | Por MF Press Global |
Características dos pais refletem no comportamento dos filhos; psicólogo explica
O psicólogo André Barbosa afirmou que a primeira grande referência em construção de personalidade de um sujeito, que acontece na infância até os 9 anos, são os pais.
Fotografo: Divulgação / MF Press Global
Segundo o profissional de saúde, é por isso que é importante que os pais sejam coerentes naquilo que falam e fazem.

Muitas características da personalidade dos pais refletem no comportamento dos filhos. O psicólogo André Barbosa afirmou que a primeira grande referência em construção de personalidade de um sujeito, que acontece na infância até os 9 anos, são os pais. "Obviamente, os comportamentos dos pais vão modelando a forma que eles devem agir e se comportarem no mundo."
 
Segundo o profissional de saúde, é por isso que é importante que os pais sejam coerentes naquilo que falam e fazem. "A criança busca referência do comportamento, principalmente do que é feito diante dos olhos da criança. Aquilo ali é um modelo que ela deve seguir, que ela acaba sendo impactada e influenciada bastante por isso."
 
André explicou que existem outros fatores de influência do comportamento, da personalidade, de construção do sujeito, como, por exemplo, a genética. 
 
"A genética dos pais também influencia no comportamento e na construção de personalidade do sujeito. Os amigos também acabam meio que modelando de certa forma o comportamento e o psiquismo da pessoa, porque para entrar nesse modelo social a gente acaba criando tendências de adaptação ao meio. Por isso, o meio também modela, por nós sermos animais sociais, a forma como a gente vai agir lá fora."
 
Ainda conforme o psicólogo, o meio acaba trazendo algumas coisas para o nosso comportamento. "A gente não consegue simplesmente criar caixinhas, né? Caixinhas de como o eu, meu selfie vai se comportar no externo e como meu selfie vai se comportar no interno. A gente acaba sempre carregando algumas essências do que a gente vê lá fora", disse.
 
 Por fim, Barbosa confirmou, mais uma vez, que existe muita influência no comportamento dos pais na construção de personalidade dos filhos e também existe também muita influência e impacto dessa vida social e dos amigos no comportamento do sujeito, dessa criança.
 
Sobre André Barbosa
 
O psicólogo e escritor Dr. André Barbosa é formado em psicologia pela Universidade de Fortaleza (Unifor), especializado em terapia cognitivo-comportamental pela UniChristus, graduado em Administração e Marketing pela Estácio e em Business Communication pela Universidade de Cambridge no Reino Unido.
 
Também é autor de 6 livros sobre depressão, comportamento, qualidade do sono e desafios emocionais, ciúmes e transtorno de personalidade boderline. Já foi colunista no Jornal Tribuna do Ceará. Além disso, é professor do curso de Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental da IEMB e professor de inteligência emocional da MEGE.
 
Nas Redes Socias, André Barbosa é dono dos perfis @opsicologo, com mais de 290 mil seguidores, e @freudofficial, com mais de 760 mil.
 
O psicólogo e escritor Dr. André Barbosa




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil