Fundada aos 14 de abril de 2006 pelo Jornalista Eraldo de Freitas - E-mails: redacao@sbcbrasil.com.br

Cidadão Repórter

(65)9966-5664
Várzea Grande(MT), Sexta-Feira, 19 de Agosto de 2022 - 15:21
27/06/2022 as 13:54:03 | Por Assessoria |
Câmara discute implantação de secretaria e políticas públicas em favor da agricultura familiar
O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Célio dos Santos, defende a criação da nova pasta.
Fotografo: Câmara VG
Audiência pública

Foi realizada, nesta segunda-feira (27.06), uma audiência pública a qual discutiu a implantação da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar. O evento ocorreu após a aprovação de um requerimento de autoria do 1° presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Várzea Grande, o vereador Rogério de França Martins - Rogerinho da Dakar.
 
Segundo o parlamentar, investir na agricultura familiar é fundamental para o município. "Esta luta dos produtores rurais é antiga e é um grande pedido dos produtores rurais. Com a criação da secretaria, recursos serão destinados para fins específicos para a agricultura familiar. Precisamos reconhecer a importância dos nossos pequenos produtores", relata Dakar. 
 
O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Célio dos Santos, defende a criação da nova pasta. "Atualmente, investimos em diversos cursos de capacitação aos nossos produtores, porém poderíamos fazer mais, e essa audiência é um grande pontapé inicial", relata Célio. 
 
Representando o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), Danilo Couto, ele relata que trabalha há 16 anos com agricultura familiar. Couto trouxe diversos dados: Várzea Grande abate 52. 600 bovinos/mês e 7500 suínos/mês. 
 
 "Nosso rebanho bovino é de 22 mil cabeças e abatemos praticamente o dobro. Várzea Grande tem a maior capacidade de abate de Mato Grosso e a secretaria de agricultura familiar faz parte dessa cadeia produtiva, portanto a criação dessa pasta seria um grande investimento para Várzea Grande", relata Couto. 
 
Estiveram presentes os vereadores: presidente Fábio Tardin - Fabinho, Bruno Rios, Alessandro Moreira, Ivan dos Santos, Emerson Magalhães - Enfermeiro Emerson, Jerônimo de Carvalho Neto - Jero Neto, Joaquim Antunes. Secretários Municipais: Coronel Alessandro, Dito Loro, Charles Caetano Rosa. Também estavam presentes presidentes de sindicatos dos trabalhadores rurais e representantes do Indea e da Empaer.(Assessoria | Câmara VG)




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil