Fundado pelo jornalista e CEO, Eraldo de Freitas
Aos 14 de abril de 2006

Fale Conosco
(65)993430927

Várzea Grande(MT), Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 - 14:48
Moeda
Dólar - BRL 5.0052
Libra - BRL 6.3201
Euro - BRL 5.4075
Bitcoin - BRL 209250,95

29/03/2022 as 06:24:53 | por Renata Neves |

Assembleia instala CPI para investigar cadeia produtiva do leite em MT

A CPI foi requerida pelo deputado Gilberto Cattani (PL) e contou com aprovação de 20 deputados estaduais.

Fotografo: Angelo Varela/ALMT
...
A instalação da comissão foi requerida pelo deputado Gilberto Cattani (PL)
Foi instalada nesta segunda-feira (28), na Assembleia Legislativa, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar possíveis infrações de ordem econômica na cadeia produtiva do leite e seus derivados em Mato Grosso.
 
A instalação da comissão foi requerida pelo deputado Gilberto Cattani (PL), que assume a presidência da mesma. A CPI também tem como membros titulares os deputados Xuxu Dal Molin (PSC), na condição de vice-presidente, Dr. Gimenez (PSD), como relator, Allan Kardec (PDT) e Thiago Silva (MDB).
 
Na condição de suplentes figuram os deputados Dr. Eugênio (PSB), Valdir Barranco (PT), Carlos Avallone (PSDB), Ulysses Moraes (União) e Sebastião Rezende (PSC).
 
No requerimento em que solicita a instalação da CPI, Cattani destaca o fato de Mato Grosso figurar entre os 10 maiores estados produtores de leite no Brasil e aponta a inexistência de livre concorrência na relação entre as empresas de laticínio e os produtores de leite, que, em sua avaliação, abusam de posição dominante com imposição unilateral de preço pós-fixado e a prática de truste - união de várias empresas em uma mesma organização, de modo a aumentar o poder e controle em um determinado setor.
 
“O problema do leite não é só do estado de Mato Grosso, é um problema nacional. Nós temos um preço defasado para o produtor, porque não temos um índice de custo desse preço do leite. Esse é um fator. O outro é o fato de que poucas empresas dominam o leite no nosso país inteiro. Então nós cremos que exista aí um monopólio, até um oligopólio, sobre o leite. E é isso que nós queremos descobrir pra podermos encontrar uma solução”, frisou o parlamentar, durante a reunião.
 
Cattani afirmou ainda acreditar que os trabalhos realizados no parlamento mato-grossense servirão como referência para abertura de investigações em outros estados do país. “O requerimento apresentado pelo deputado Amauri Ribeiro já foi aceito na Assembleia Legislativa de Goiás e deputados de Rondônia também já estão trabalhando para fazerem o mesmo lá. Então, a CPI já está repercutindo e vai repercutir muito mais”, declarou.
 
O relator da CPI, deputado Dr. Gimenez, ressaltou que a comissão terá como foco os pequenos produtores e cooperativas de leite. “O pequeno produtor está trabalhando no vermelho. No vermelho. Ele está praticamente pagando pra produzir o leite. Então quem é que está no comando dessa cadeia toda, onde grandes empresas faturam alto e o pequeno produtor praticamente paga pra trabalhar? É isso que nós queremos saber, descobrir a causa e atacar o problema”, disse.
 
O cronograma de atividades e os nomes dos primeiros convocados para prestar esclarecimentos à CPI serão apresentados e apreciados na próxima reunião da comissão, cuja data será marcada posteriormente.
 
A CPI tem prazo de 180 dias para concluir os trabalhos, prorrogáveis nos termos do art. 5º, § 2º, da Lei Federal nº 1.579, de 18 de março de 1952.(Renata Neves | ALMT)

Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Brasil - Agência de Notícias com o CNPJ 12.912.695/0001-67, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (65)993430927
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital