Fundado pelo jornalista e CEO, Eraldo de Freitas
Aos 14 de abril de 2006

Fale Conosco
(65)993430927

Várzea Grande(MT), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 13:20
Moeda
Dólar - BRL 5.1162
Libra - BRL 6.3874
Euro - BRL 5.473
Bitcoin - BRL 209250,95

13/04/2022 as 14:39:54 | por Kátia Passos |

“Arte de Proteger” leva as escolas orientações contra a dengue

Neste semestre, o grupo está abordando a prevenção e erradicação do mosquito Aedes aegypti

Fotografo: Secom/VG
...
Neste semestre, o grupo está abordando a prevenção e erradicação do mosquito Aedes aegypti.
Não existe melhor maneira de aprender do que se divertindo. Essa tem sido a metodologia aplicada pelo grupo de Teatro de Fantoche - idealizada pela Guarda Municipal de Várzea Grande com o projeto “Arte de Proteger”, que utiliza a técnica de abordagem operacional diferenciada, com a realização de palestras e mídias infantis, voltadas às crianças bem como aos funcionários, com ações de prevenção social na área de trânsito. Neste semestre, o grupo está abordando a prevenção e erradicação do mosquito Aedes aegypti.
 
“Tem aumentado muito os casos de dengue em Mato Grosso, daí resolvemos abordar neste semestre o tema voltado à prevenção e erradicação do mosquito causador da doença. Nesse sentido, orientamos às crianças para falarem com os pais, que ao jogarem lixo pela janela do veículo, como por exemplo, a tampinha de garrafas pet, plásticos e outros tipos de lixo do mesmo material, ou, também ao transitar a pé e jogar o lixo na rua ou até mesmo em terrenos baldios, estão contribuindo para que o mosquito Aedes aegypti se prolifere”, explicou a supervisora GM Inês Guimarães.
 
Ela informou ainda que até o momento três escolas da Rede Pública foram visitadas e que 781 crianças tiveram a oportunidade de assistir ao espetáculo. “A nossa meta é atingir até julho desde ano, 80% das escolas da rede municipal e, até o final do ano 100% das unidades escolares. Vamos ainda neste ano atender também os Centros de Educação Infantil do município”.
 
Já Fraulen Elisa, que também opera os bonecos dos espetáculos disse que a criança é um propagador de informações, seja em casa ou no seio familiar, por isso o grupo tem o compromisso em passar de forma lúdica, esclarecimentos sobre determinadas situações e fatos, além de informações acerca de determinados assuntos considerados tabus ou vista de forma polêmica. “O teatro de fantoches é utilizado também como ferramenta pedagógica e lúdica, na abordagem de temas complexos, mas que são do cotidiano. O teatro de fantoches, assim como todos os outros jogos de faz-de-conta, contando histórias ajuda a criança a construir a sua identidade com as mensagens que são passadas, o que contribui e muito com a formação deles. Muitas escolas já adotam esta modalidade para despertar a criatividade das crianças. Os bonecos encantam, e chamam as crianças para a interação, o que ajuda a desinibir e no pensar para dar as respostas. Com certeza é uma importante ferramenta para o ensino-aprendizagem”.
 
Como explica o comandante da Guarda Municipal, Álison Baracat Salgado, os temas abordados são adaptados às necessidades da comunidade escolar: trânsito, meio ambiente, dengue, exploração do trabalho infantil e exploração sexual contra crianças e adolescentes, Covid-19, respeito, faça bonito, dengue entre outros.
 
Mais de 150 mil alunos da Rede municipal de ensino tanto estadual e particular, como municipal de Várzea Grande já tiveram a oportunidade de assistir e participar do projeto social da Guarda Municipal ‘Arte de Proteger’ com apresentações do Teatro de Fantoches. A instituição de segurança municipal desenvolve ações sociais nos mais diferentes setores, porém o grupo de teatro tem se destacado pela forte atuação na abordagem de assuntos atuais e do cotidiano de crianças e jovens, ajudando no desenvolvimento sociocultural. Mesmo com o avanço de tecnologias, o teatro de fantoche continua causando encantamento nas crianças e jovens em geral, pela maneira única e especial ajudando no aprendizado com a arte de expressão”, acrescentou o comandante.(Kátia Passos | Secom VG)

Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Brasil - Agência de Notícias com o CNPJ 12.912.695/0001-67, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (65)993430927
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital