Fundado pelo jornalista e CEO, Eraldo de Freitas
Aos 14 de abril de 2006

Fale Conosco
(65)993430927

Várzea Grande(MT), Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 - 03:37
Moeda
Dólar - BRL 5.1473
Libra - BRL 6.4323
Euro - BRL 5.5105
Bitcoin - BRL 209250,95

22/10/2021 as 09:49:07 | por Michel Ferreira De Souza |

Após indicação parlamentar, governo anuncia programa para incentivar vacinação em Mato Grosso

A vacina é a única forma comprovadamente eficaz de combate da doença.

Fotografo: Marcos Lopes
...
O deputado estadual Xuxu Dal Molin (PSC)
Estimular a procura por vacinas que dispõem de imunobiológicos e, ao mesmo tempo, assegurar recursos para investimentos em saúde para os municípios que alcancem as metas impostas pelo Ministério da Saúde. Foi com esse intuito que o deputado estadual Xuxu Dal Molin (PSC) apresentou na Assembleia Legislativa, em junho deste ano, a Indicação de nº 4503/2021.
 
 Para fundamentar o pedido, Dal Molin utilizou dados divulgados pelo consórcio de veículos de imprensa nos quais Mato Grosso, à época, aparecia na lista de estados com menor índice de vacinação. Segundo o levantamento, o estado encerrou o primeiro semestre do ano com 31,7% de pessoas imunizadas com a primeira dose e, apenas 11,8% com a segunda.
 
“A vacina é a única forma comprovadamente eficaz de combate da doença. Diante deste cenário, se faz necessário que o governo adote todas as medidas legalmente possíveis para incentivar a imunização no estado”, avalia Dal Molin que citou o estado do Maranhão como um exemplo bem sucedido de incentivo a vacinação.
 
“Lá [Maranhão] o governo está premiando a população com objetos e valores em dinheiro para quem completar as duas doses de vacinas”, diz trecho da indicação enviada ao governador Mauro Mendes (DEM), com cópia ao secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
 
Programa Imuniza Mais MT - Na quarta-feira (20), o governo do estado anunciou o lançamento do programa Imuniza Mais MT que prevê a destinação de R$ 65 milhões em recursos até o final de 2023, como forma de incentivar o índice vacinal.
 
Inicialmente o programa irá considerar os dados de duas vacinas: influenza A e covid-19, sendo que o rendimento de cada município será computado com base nos dados lançados no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI). Os cálculos são referentes ao período que compreende os meses de janeiro e setembro de 2021. 
 
Para a primeira etapa do programa estão previstos R$ 2 milhões, entre premiações, reforma, aquisição de veículos, câmaras frias, insumos, serviços e demais equipamentos. Já a segunda etapa será concluída em 2023 com a inclusão das demais vacinas oferecidas pelo PNI.
 
 “Neste momento todos falamos de covid-19, mas não podemos nos esquecer que existem outras 19 vacinas na ‘cesta’ disponibilizada pelo Programa Nacional de Imunização [PNI]. Muitas doenças foram erradicadas, mas se não tivermos esse cuidado, algumas delas podem retornar”, explica o governador Mauro Mendes.
 
 
 
(ALMT, Michel Ferreira de Souza)

Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Brasil - Agência de Notícias com o CNPJ 12.912.695/0001-67, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (65)993430927
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital