Fundado pelo jornalista e CEO, Eraldo de Freitas
Aos 14 de abril de 2006

Fale Conosco
(65)993430927

Várzea Grande(MT), Domingo, 16 de Junho de 2024 - 22:35
Moeda
Dólar - BRL 5.3769
Libra - BRL 6.7935
Euro - BRL 5.7626
Bitcoin - BRL 209250,95

28/05/2024 as 11:39:41 | por Pollyana Araújo | Secom-MT |

Apoio do Governo de MT a produtores favorece crescimento da produção de café no Estado, aponta Conab

Previsão é de aumento de 123% em 2024 em relação a 2019 quando foi lançado o programa MT Produtivo Café

Fotografo: Christiano Antonucci/Secom-MT
...
A estimativa é alcançar um volume de 270,8 mil sacas colhidas na safra de 2024
As ações do Governo de Mato Grosso de incentivo à cafeicultura foram apontadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) como um dos motivos para o crescimento do plantio do grão no Estado.
 
Segundo dados da Conab, divulgados no Boletim da Safra de Café publicado neste mês de maio, a estimativa é alcançar um volume de 270,8 mil sacas colhidas na safra de 2024, o que representa um crescimento de 4% em relação ao ciclo passado e de 123% em comparação com 2019, quando o Governo do Estado lançou o programa MT Produtivo Café para apoiar a produção da cultura em Mato Grosso.
 
“Isso se deve, entre outras coisas, a adesão de áreas novas que agora entrarão em produção, assim como ao fornecimento gratuito de mudas, fertilizantes e kits de irrigação pelas autoridades estaduais e municipais, que, atrelados aos bons preços pagos pelo grão e à redução dos custos de produção, fomentam o cultivo do café”, aponta o documento da Conab.
 
Esse aumento resulta da expansão de 0,9% na área em produção e do aprimoramento no manejo, além do início da produção dos cafezais clonais.
 
Entre 2022 e 2023, o programa MT Produtivo, gerido pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) e Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), entregou 300 mil mudas de café clonal, que possui alta produtividade, em pouco espaço; 98 kits de irrigação, e 47,7 mil toneladas de calcário, impulsionando ainda mais o setor.
 
A Conab destaca ainda que o avanço na tecnologia utilizada, principalmente com o uso de materiais clonais mais produtivos, e a adoção de práticas de manejo sustentáveis têm sido fundamentais para o crescimento da produção. A eficiência no uso dos recursos e a melhoria no manejo refletem na destinação crescente de áreas para a cultura do café.
 
Além disso, pesquisadores da Empaer, em parceria com a Embrapa Rondônia, buscam identificar os melhores clones para cultivo de café no Estado, pelo projeto “Validação de clones de Coffea canephora para o Estado de Mato Grosso”.
 
Desde janeiro de 2021, estão sendo avaliados os desempenhos agronômico e sensorial de 50 genótipos de cafeeiros robustas amazônicos em duas unidades de pesquisa da Empaer, em Tangará da Serra e Sinop.
 
“Os investimentos que estamos fazendo com a entrega de mudas e kits de irrigação, assim como as pesquisas em desenvolvimento, são essenciais para ampliar a produção e a qualidade do nosso café. Estamos comprometidos em avançar no ranking nacional de produção ”, afirmou que o secretário estadual de Agricultura Familiar, Luluca Ribeiro.
 
Atualmente, Mato Grosso é o 9º maior produtor de café do Brasil.

Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Brasil - Agência de Notícias com o CNPJ 12.912.695/0001-67, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (65)993430927
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital