Fundado pelo jornalista e CEO, Eraldo de Freitas
Aos 14 de abril de 2006

Fale Conosco
(65)993430927

Várzea Grande(MT), Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024 - 20:14
Moeda
Dólar - BRL 5.1473
Libra - BRL 6.4226
Euro - BRL 5.5116
Bitcoin - BRL 209250,95

16/10/2021 as 16:45:59 | por CPB |

Ame o Senhor, seu Deus

“Portanto, ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e com toda a sua força”

Fotografo: CPB
...
Ame o Senhor, seu Deus
Lição 4
16 a 22 de outubro
 
Sábado à tarde
Ano Bíblico: Mc 7-9
 
VERSO PARA MEMORIZAR: “Portanto, ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e com toda a sua força” (Dt 6:5).
LEITURAS DA SEMANA: Dt 6:4, 5; 10:12; Ef 2:1-10; Ap 14:6, 7; Dt 4:37; 11:1; Mc 12:28-30
 
Para a religião judaica, uma das orações mais importantes está em Deuteronômio 6. É conhecida como “O Shema”, com base na primeira palavra hebraica da oração, da raiz, shama’, que significa “ouvir”, ou mesmo “obedecer” – palavra que aparece repetidamente em todo o Antigo Testamento.
 
A primeira linha do Shemá é assim: Shema Yísrael Adonai Elohenu Adonai echad, que significa: “Escute, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor!” (Dt 6:4). Muitas vezes, quando os judeus fazem essa oração, eles cobrem os olhos. A ideia é não deixar que nada os distraia de pensar em Deus. Essa primeira linha do Shemá é considerada uma afirmação da natureza monoteísta de Adonai Elohenu, “o Senhor nosso Deus”, e a lealdade de Israel apenas a Ele e a nenhum outro “deus”. Também pode ser lido como “O Senhor é nosso Deus”.
 
Essa frase é parte do primeiro discurso que Moisés fez aos filhos de Israel quando estavam prestes a entrar na terra prometida. O que se segue a essa frase de abertura é uma expressão poderosa da verdade que permanece tão crucial no presente quanto outrora.

Domingo, 17 de outubro
Ano Bíblico: Mc 10-12
Amar a Deus
 
Depois que Moisés relembrou aos filhos de Israel sua história, deu-lhes instruções sobre o que deveriam fazer para tomar a terra e prosperar nela. Pode-se argumentar que a maior parte de Deuteronômio é apenas isto: o Senhor dizendo ao povo o que precisava fazer para cumprir sua parte na aliança feita por Deus com a nação em cumprimento da promessa feita por Ele a seus pais.
 
Deuteronômio 6 começa assim: “São estes os mandamentos, os estatutos e os juízos que o Senhor, seu Deus, ordenou que fossem ensinados a vocês, para que vocês os cumprissem na terra em que vão entrar e possuir, para que durante todos os dias da sua vida vocês, os seus filhos, e os filhos dos seus filhos temam o Senhor, seu Deus, e guardem todos os Seus estatutos e mandamentos que eu lhes ordeno, e para que os seus dias sejam prolongados” (Dt 6:1, 2).
 
1. Leia Deuteronômio 6:4, 5. Que ordem Deus deu aos filhos de Israel no verso 5? O que isso significa? 
 
“Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração”? É interessante que, em meio às advertências, regras e disposições, o povo foi chamado a amar o Senhor e a fazer isso “de todo o seu coração, de toda a sua alma e com toda a sua força”, o que aponta para a natureza absoluta desse amor.
 
Amar a Deus de todo o coração, alma e força significa que esse amor deve estar acima do amor por tudo e todos, pois o Senhor é o fundamento de todo o nosso ser, existência e tudo o mais. O amor por Ele deve colocar na perspectiva adequada o amor por todas as pessoas e por todas as coisas.
 
Em hebraico, a palavra “seu”, usada nas expressões “seu Deus”, “seu coração” e “sua força”, está no singular. Sim, Deus estava falando ao povo como um todo, mas o todo é tão forte quanto as partes. O Senhor deseja que cada um de nós, embora seja parte de um corpo maior, seja fiel a Ele, individualmente. O fundamento dessa fidelidade deve ser nosso amor por Ele, por quem Ele é e pelo que fez por nós.
 
O que significa amar a Deus de todo o coração, alma e força?

Segunda-feira, 18 de outubro
Ano Bíblico: Mc 13, 14
Temer o Senhor
 
Além da ordem para amar a Deus com tudo o que possuíam, Moisés ordenou ao povo que temesse o Senhor (Dt 6:2).
 
2. Leia Deuteronômio 10:12. O que o texto diz sobre amor e temor?
 
Em um verso, os israelitas são instruídos a temer a Deus, em outro a amá-Lo, e nesse verso são instruídos a temer e amar ao mesmo tempo. Pelo significado comum da palavra “temor”, isso pode parecer uma contradição, mas não é. Temer a Deus – no sentido de reverência e respeito por quem Ele é, por Sua autoridade, poder, justiça e retidão, especialmente em contraste com nossa pecaminosidade, fraqueza e total dependência Dele – deve ser uma reação natural. Somos seres caídos, violamos a lei de Deus e, exceto pela Sua graça, merecemos a condenação e a morte eternas.
 
3. Leia Efésios 2:1-10. Como temer e amar a Deus ao mesmo tempo?
 
Apesar de sermos “filhos da ira” (é por isso que devemos temer a Deus), Cristo morreu por nós e nos deu uma nova vida Nele, que inclui libertação do pecado e da condenação (é por isso que devemos amá-Lo).
 
Assim como isso é verdade para nós hoje, esse mesmo princípio se aplicava ao antigo Israel: eles tinham sido cativos no Egito, condenados à escravidão e à opressão, e foi somente o amor de Deus e a Sua misericórdia para com eles que os levou à sua grande redenção. “Lembre-se de que você foi escravo na terra do Egito e que o Senhor, seu Deus, o tirou de lá com mão poderosa e braço estendido. Por isso o Senhor, seu Deus, ordenou que você guardasse o dia de sábado” (Dt 5:15). Não é de admirar, então, que deviam amar e temer a Deus ao mesmo tempo. E se eles deviam fazer assim, quanto mais nós, pela morte de Jesus na cruz!
 
Leia Apocalipse 14:6, 7. Por que a ordem “temam a Deus” deve ser a primeira da mensagem do Senhor para os últimos dias? Visto que sabemos o que está por vir, por que essa ordem faz tanto sentido?

Terça-feira, 19 de outubro
Ano Bíblico: Ano Bíblico: Mc 15, 16
Ele nos amou primeiro
 
O livro de Deuteronômio apresenta regras, regulamentos e admoestações, advertindo que a nação judaica devia obedecer aos mandamentos, estatutos e juízos de Deus. Entretanto, em meio a todas essas leis, os israelitas aprenderam que, antes de tudo vinha o princípio de amar a Deus de todo o coração, alma e força. E eles tinham bons motivos para fazer exatamente isso. 
 
4. Leia Deuteronômio 4:37; 7:7, 8, 13; 10:15; 23:5; 33:3. O que esses versos ensinam sobre o amor de Deus por Seu povo?
 
Em Deuteronômio, repetidamente Moisés disse ao povo sobre o amor de Deus por seus pais e por eles. Mais do que apenas palavras, o Senhor revelou esse amor por meio de ações. Apesar das deficiências, falhas e pecados do povo, o amor de Deus foi constante, sendo manifestado poderosamente em Seu tratamento com eles. 
 
5. “Nós amamos porque Ele nos amou primeiro” (1Jo 4:19). Como esse texto nos ajuda a entender por que devemos amar a Deus? 
 
O amor de Deus por nós é anterior à nossa existência, no sentido de que o plano de salvação já existia “antes da fundação do mundo” (Ef 1:4). Como disse Ellen G. White: “O plano da nossa redenção não foi um pensamento posterior, formulado depois da queda de Adão. Ele foi ‘a revelação do mistério guardado em silêncio nos tempos eternos’ (Rm 16:25). Foi um desdobramento dos princípios que, desde os séculos da eternidade, têm sido o fundamento do trono de Deus” (O Desejado de Todas as Nações, p. 22). Somos muito afortunados por ter um Deus tão amoroso que enviou Seu Filho à cruz por nós. Por Seu amor abnegado “Ele Se humilhou, tornando-Se obediente até a morte, e morte de cruz” (Fp 2:8). Temos uma revelação do amor de Deus por nós que os filhos de Israel provavelmente nem poderiam ter imaginado. 
 
E se a essência de Deus fosse ódio ou indiferença, em vez de ser amor? Que tipo de mundo teríamos? A revelação do amor de Deus por nós deve nos alegrar?

Quarta-feira, 20 de outubro
Ano Bíblico: Ano Bíblico: Lc 1, 2
Se Me amam, guardarão os Meus mandamentos
 
Israel foi chamado para amar a Deus, porém isso só poderia acontecer Deus e demonstrar esse amor por meio da obediência.
 
6. Qual é o tema comum nos textos a seguir?
 
Dt 5:10
Dt 7:9
Dt 10:12, 13
Dt 11:1
Dt 19:9
 
A Palavra de Deus não poderia ser mais clara. Deus não apenas diz que nos ama, mas revela esse amor por nós pelo que fez e ainda faz. Portanto, Seu povo também deve mostrar amor por meio de ações. Nesses textos, vemos que o amor a Deus está inseparavelmente ligado à obediência a Ele.
 
É por isso que, quando João diz: “Este é o amor de Deus: que guarde-mos os Seus mandamentos” (1Jo 5:3), ou quando Jesus diz: “Se vocês Me amam, guardarão os Meus mandamentos” (Jo 14:15), estão meramente expressando esse ensino básico. O amor a Deus sempre deve ser expresso pela obediência, e isso significa obediência à Sua lei, os Dez Mandamentos, que inclui o quarto mandamento, o sábado.
 
Embora a obediência a qualquer um dos mandamentos possa ser legalismo, esse tipo de obediência não demonstra amor a Deus. Quando de fato O amamos, especialmente por causa do que fez por nós em Cristo Jesus, queremos obedecer-Lhe, porque é isso o que Ele nos pede que façamos.
 
Quando Moisés disse vez após vez aos israelitas que amassem e obedecessem a Deus, fez isso depois que eles foram libertos do Egito. Ou seja, seu amor e obediência foram uma resposta à redenção que Deus lhes tinha dado. Eles foram redimidos pelo Senhor e responderiam obedecendo fielmente a Seus mandamentos. Hoje seria diferente? 
 
Qual é a sua experiência em obedecer a Deus? Quais são seus motivos para obedecer? Deve ser por amor? Segundo a Bíblia, qual é o papel do temor nessa questão?

 

Quinta-feira, 21 de outubro
Ano Bíblico: Ano Bíblico: Lc 3-5
O principal mandamento
 
Embora alguns, por várias razões, busquem separar o Antigo Testamento NT seu verdadeiro significado. O NT, em sua revelação de Jesus e explicações teológicas de Sua vida, morte, ressurreição e ministério sumo sacerdotal, aponta para o cumprimento de profecias e tipos do AT. Em muitos aspectos, o AT forma o pano de fundo, o contexto, a base para o NT. Ambos revelam a bondade e o amor divinos.
 
Essa é uma das razões para que o NT, incluindo Jesus, cite o AT vá-rias vezes. 
 
7. Leia Marcos 12:28-30. Que pergunta foi feita e que resposta deu Jesus? De onde Ele a obteve?
 
É interessante que um escriba, alguém que dedicou a vida a entender a lei e a maneira pela qual ela deve ser aplicada, tenha feito essa pergunta. No entanto, visto que ele possivelmente acreditasse que devia obedecer a muitas leis (a tradição judaica dizia que havia 613 leis), não é surpresa que ele quisesse tudo resumido em um mandamento.
 
E o que Jesus fez? Ele foi direto para Deuteronômio 6: “Escute, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor” (Dt 6:4), e citou também o verso seguinte, sobre amar a Deus de todo o coração, alma e força. Ele apontou para a afirmação fundamental do Senhor como seu único Deus, e, com base nessa grande verdade, o povo é chamado a amá-Lo sobre todas as coisas.
 
O que poderia ser mais “verdade presente” do que essa ordem? Nos últimos dias, quando os eventos finais se desenrolarem e todos forem chamados a escolher um lado ou outro de forma dramática, os mandamentos de Deus (Ap 14:12) terão papel crucial.
 
No final das contas, mesmo diante da perseguição, escolheremos um lado com base na seguinte questão: amamos a Deus, ou não? Essa é a questão decisiva, e só podemos amar a Deus de todo o coração, alma e força se O conhecermos por nós mesmos e tivermos uma experiência individual com Sua bondade, Seu amor e Sua graça. Se for necessário, isso é algo pelo que valerá a pena morrer.
 
 
Se lhe perguntassem: Como amar a Deus se nunca O vimos, o que você diria?

Sexta-feira, 22 de outubro
Ano Bíblico: Ano Bíblico: Lc 6-8
Estudo adicional
 
“A cruz de Cristo será a ciência e o cântico dos remidos por toda a eternidade. No Cristo glorificado, eles contemplarão o Cristo crucificado. Jamais será esquecido que Aquele cujo poder criou e manteve os inumeráveis mundos através dos vastos domínios do espaço, o Amado de Deus, a Majestade do Céu, Aquele a quem querubins e resplendentes serafins têm prazer em adorar, humilhou-Se para reerguer a humanidade decaída. Nunca será esquecido que Ele suportou a culpa e a vergonha do pecado e a ocultação da face de Seu Pai, até que as misérias de um mundo perdido Lhe quebrantaram o coração e aniquilaram Sua vida na cruz do Calvário. O fato de o Criador de todos os mundos, o Árbitro de todos os destinos, deixar Sua glória e Se humilhar por amor ao ser humano despertará eterna-mente a admiração e a adoração do universo. Quando as nações dos salvos olham para seu Redentor e contemplam a glória eterna do Pai resplandecendo em Seu semblante; ao verem Seu trono, que existe de eternidade a eternidade, e saber que Seu reino não terá fim, irrompem num hino arrebatador: ‘Digno, digno é o Cordeiro que foi morto e nos remiu para Deus com Seu preciosíssimo sangue!’” (Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 651).
 
Perguntas para consideração:
 
1. Segundo Ellen G. White, por que nosso amor a Deus deve ser supremo?Aquele que “manteve os inumeráveis mundos através dos vastos domínios do espaço” foi à cruz por nós. Essa verdade deve ser a base do nosso relacionamento com Ele?
 
2. Devemos amar e temer a Deus ao mesmo tempo? Como fazer isso?
 
3. Uma coisa é amar a Deus quando tudo vai bem. E quando ocorrem tragédias? Nessas ocasiões, amar a Deus seria mais importante do que quando estamos bem?
 
4. Quais abordagens podemos usar para explicar a um incrédulo o que significa amar a Deus? É possível amar Alguém que nunca vimos fisicamente?
 
 

Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Brasil - Agência de Notícias com o CNPJ 12.912.695/0001-67, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (65)993430927
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital