Fundada aos 14 de abril de 2006 pelo Jornalista Eraldo de Freitas - E-mails: redacao@sbcbrasil.com.br

Cidadão Repórter

(65)9966-5664
Várzea Grande(MT), Sábado, 28 de Maio de 2022 - 16:38
19/10/2021 as 06:28:21 | Por Ingridy Peixoto |
ALMT inaugura sala de identificação infantil para confecção de RG para crianças a partir de 0 ano
Assembleia Legislativa é primeiro Parlamento estadual no Brasil a usar equipamento específico para coleta biométrica de crianças
Fotografo: ALMT
Demais serviços oferecidos na sede do Parlamento também serão retomados.

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso inaugura nesta terça-feira (19), às 9h, o Espaço de Identificação Infantil, voltado para o atendimento de crianças que procurarem o Espaço Cidadania para confecção do documento de identidade (RG). Demais serviços oferecidos na sede do Parlamento também serão retomados. 
 
A sala tem decoração e elementos lúdicos para garantir mais conforto às crianças. O espaço também conta com equipamento específico para coleta biométrica de menores de 0 a 5 anos. “O diferencial do kit biométrico neonatal é a tecnologia, que imprime maior resolução na imagem coletada. O próprio equipamento detecta se a imagem está satisfatória e faz a captura, sem que haja necessidade de conhecimento pericial de quem está realizando a coleta”, explica o diretor comercial da empresa Natosafe, Eduardo Liebel. Com essa tecnologia, é possível fazer a coleta desde o nascimento da criança, garante. 
 
A ouvidora-geral da ALMT, Uecileny Rodrigues Fernandes Vieira, destaca ainda que a Assembleia vai voltar a atender o público externo em todos os serviços, mediante agendamento.  
 
“Nesse período de pandemia, estivemos fechados por quase dois anos, mas não paramos de trabalhar e voltaremos com melhorias para o cidadão. Com os kits de biometria, não vamos usar mais tinta para a coleta de digital. Nesse tempo também ganhamos uma nova identidade visual no Espaço Cidadania. Além disso, o espaço físico passou por readequação e foi aumentada a área de espera para os serviços do Procon e Defensoria Pública. Depois da pandemia, quando não precisar mais de distanciamento, o espaço vai comportar até 70 pessoas sentadas”, ressalta Uecileny Rodrigues Fernandes Vieira. 
 
 
Nesta terça-feira (19), a solenidade de inauguração terá presença de autoridades e parlamentares. De acordo com a ouvidora-geral da ALMT, ainda haverá atendimento focado nos servidores da Casa. 
 
Nova resolução – A Resolução Administrativa nº 48/2021 restabelece o atendimento ao público externo a partir do dia 19 de outubro. O texto determina que das 7h às 17h funcionem os serviços de confecção de carteira de identidade, assim como os oferecidos pelo Procon, Defensoria Pública e Detran.
 
A norma ainda determina que os serviços serão prestados mediante agendamento pelo telefone (65) 3313-6529, com o limite de até 35 atendimentos diários. O uso de máscaras e distanciamento social deverão ser observados, assim como demais medidas contra a propagação da covid-19.  E a Coordenadoria Militar fica responsável pelo acesso às dependências do Espaço Cidadania.
 
A nova resolução leva em conta a diminuição na média de casos da doença no estado, assim como a queda nos números de hospitalizações e óbitos e o avanço da campanha de vacinação, inclusive entre os servidores da Assembleia.
 
 
 
(ALMT, Ingridy Peixoto)




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil