Fundado pelo jornalista e CEO, Eraldo de Freitas
Aos 14 de abril de 2006

Fale Conosco
(65)993430927

Várzea Grande(MT), Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 - 07:04
Moeda
Dólar - BRL 5.1473
Libra - BRL 6.4516
Euro - BRL 5.5252
Bitcoin - BRL 209250,95

17/05/2022 as 14:18:03 | por Fábio Marques |

Alimentação pode ser defesa contra hipertensão, que segue fazendo vítimas

Nutricionista Maíra Azevedo ressalta que dieta está relacionada ao descontrole da pressão e outras doenças que continuam com mortalidade elevada

Fotografo: Reprodução
...
A nutricionista Maíra Azevedo
O Dia Mundial da Hipertensão Arterial (17 de maio) reforça o combate a uma das doenças que mais mata no Brasil. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), doenças cardiovasculares representam a principal causa de mortes no País atualmente, com o "cardiômetro" estimando quase 150 mil mortes até aqui em 2022. Nesse cenário, a nutricionista Maíra Azevedo destaca a importância de usar a alimentação como estratégia de prevenção e defesa.
 
Como ela ressalta, o desequilíbrio no colesterol, sobrepeso, obesidade, consumo excessivo de álcool são fatores de risco para diversas doenças cardiovasculares e, além de estarem também relacionados ao descontrole de problemas crônicos como a hipertensão e diabetes, estão diretamente associados aos hábitos alimentares do paciente.
 
Alimentação na contramão
 
Contudo, as restrições da pandemia e outros impactos na economia das famílias brasileiras acabaram levando a dieta do brasileiro no sentido contrário. Um estudo recente constatou uma redução drástica no consumo de carnes, frutas, hortaliças, legumes e outros grupos. Em casos mais graves, a queda chegou a até 85%.
 
Como explica a nutricionista, quando associada à mudança no estilo de vida de jovens adultos - que envolve ainda um incremento no sedentarismo -, a substituição desses alimentos por ultra processados aumenta o risco. "Comidas prontas congeladas, macarrão instantâneo, temperos prontos, sopas instantâneas, molhos prontos, comidas enlatadas, carnes processadas etc. Esses alimentos são ricos em sódio e devem ser evitados", alerta.
 
O que não pode faltar?
 
Embora o controle de doenças crônicas como a hipertensão dependa de uma série de fatores, o equilíbrio da dieta é fundamental. "A alimentação tem relação direta tanto para o aparecimento do problema quanto para o tratamento, afinal o sódio é um dos principais causadores", pontua a nutricionista.
 
Como Maíra Azevedo ressalta, as recomendações diárias de sódio diária é de 2.000 mg por dia. Isso equivale a até 5 gramas de sal, que na maioria das vezes já estão distribuídos em alimentos industrializados consumidos no dia a dia. Diante disso, a especialista recomenda alguns alimentos que não pode faltar na dieta de pessoas que convivem com a hipertensão.
 
"Para o controle da hipertensão, é importante priorizar alimentos como temperos naturais, por exemplo, cebolinha, coentro, salsa, cebola, alho, orégano e manjericão. Também é importante consumir frutas, carnes magras, preferir peixes, frango e cortes magros de carnes vermelhas. Ingerir gorduras boas presentes em castanhas, amendoim, nozes, avelãs, azeite, grãos integrais como aveia, farinha de trigo integral, arroz integral e quinoa, legumes e verduras, leite e derivados", completa.
 
Por fim, Maíra Azevedo ressalta a importância do acompanhamento profissional para definir a melhor estratégia alimentar não apenas para manter os limites diários de nutrientes dentro dos valores saudáveis, mas também para ajudar na reeducação alimentar do paciente.

Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Brasil - Agência de Notícias com o CNPJ 12.912.695/0001-67, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (65)993430927
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital