Fundada aos 14 de abril de 2006 pelo Jornalista Eraldo de Freitas - E-mails: redacao@sbcbrasil.com.br

Cidadão Repórter

(65)9966-5664
Várzea Grande(DF), Quinta-Feira, 06 de Maio de 2021 - 10:34
19/04/2021 as 16:33:12 | Por Juliana Borges Moura | 1640
A importância do empreendedor consultar um contador antes de nascer uma empresa
"Toda e qualquer empresa, antes de seus primeiros dias de vida, é extremamente indispensável à consulta de contador e um planejamento tributário"
Fotografo: Da Autora
Juliana Borges é contadora em Mato Grosso, formada pela UNIVAG e hoje uma das mais reconhecidas na área

Por * Juliana Borges
 
A sua empresa já possui um planejamento tributário? Apesar de precisarem encarar um alto valor de despesas com impostos, muitas organizações não dão a atenção devida aos seus tributos. E esse é um erro que pode comprometer o seu fluxo de caixa em longo prazo.
 
Cada real economizado é importante para uma empresa – seja em um desconto obtido do fornecedor, com a reformulação de processos ou com a diminuição das contas básicas. Então, por que não investir na redução dos gastos tributários?
 
Hoje em dia, o profissional contábil é indispensável na hora de pensar em nos tornarmos futuros homens e mulheres de negócios, é considerado cada vez mais um aliado das empresas. Desde a constituição da empresa de forma correta, além de auxiliar no cumprimento das obrigações legais, o contador também pode gerar informações úteis na tomada de decisão e contribuir com um bom planejamento tributário.
 
Quer entender melhor qual é a importância do contador para o planejamento tributário? Então acompanhe ao longo deste artigo.
 
O que é o planejamento tributário?
 
A empresa saiu do “berçário”, então agora é ora de aprendermos a lidar com despesas tributárias todos os meses, certo? É impossível se livrar completamente desses gastos sem atuar de forma ilegal. Mas você sabia que é possível reduzir o impacto dos tributos dentro dos limites da lei?
 
O planejamento tributário é a estratégia que coloca isso em prática. Trata-se da realização de um estudo e aplicação das técnicas necessárias para encontrar as melhores alternativas tributárias para uma organização.
 
Mesmo com a obrigatoriedade de recolher tributos, as empresas ainda possuem a liberdade de tomar várias decisões que afetam nas suas despesas tributárias:
 
Regime tributário. Será que a sua empresa deve optar pelo Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional? Essa é uma questão que pode ser respondida com auxílio de um bom planejamento tributário.
 
CNAE das atividades. 
Para as organizações que desempenham várias atividades, escolher o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) de forma correta, desde o nascimento da empresa, pode fazer a diferença para ter acesso a incentivos fiscais ou reduzir a carga tributária.
 
Localização da empresa. As empresas localizadas em municípios ou estadas diferentes precisam encarar alíquotas diferentes. Além disso, ainda existem incentivos estaduais ou municipais que podem ser obtidos somente regionalmente.
 
Incentivos fiscais. Conhecer os incentivos fiscais que podem ser aproveitados é uma das formas de reduzir o impacto tributário nas despesas – seja com redução da base de cálculo, alíquotas menores ou isenção total no recolhimento.
 
Atualização legislativa. Acompanhar as mudanças na legislação tributária é essencial para manter todas as obrigações em dia – mas também pode contribuir com uma redução nos gastos com impostos.
 
Importância de planejar os tributos
 
A sua empresa já foi surpreendida com despesas imprevistas? É bastante comum que surjam despesas tributárias que, não estavam no planejamento financeiro. Isso sem falar das situações em que é necessário encarar custos com multas e juros.
 
O planejamento tributário é um exercício com objetivo principal de diminuir as despesas, mas também permite que você tenha mais previsibilidade sobre seus gastos.
 
Com um estudo detalhado feito por um contador, você tem uma noção muito aproximada dos custos que precisa encarar mensalmente.
 
Essas informações são essenciais para manter o seu fluxo de caixa sempre em dia. Se você sabe que precisa encarar um gasto extra de R$1.500,00 com tributos no mês seguinte, já pode planejar o seu caixa para esse custo – sem ser pego desprevenido e gerar impactos financeiros negativos.
 
Por que o contador é tão importante para o planejamento tributário?
 
O contador é o profissional que tem a “expertise” para auxiliar uma empresa ao longo do seu processo de planejamento tributário.
 
Nesse momento, é preciso considerar diversos fatores que interferem no montante final pago para os cofres públicos – e você precisa do auxílio de um profissional que entenda realmente sobre o assunto.
 
O profissional contábil lida mensalmente com todas informações financeiras e patrimoniais da sua empresa, certo? Além disso, ele conhece como ninguém a legislação tributária. Com essa combinação de conhecimentos, torna-se possível realizar um planejamento tributário realmente eficiente para reduzir os seus custos ao longo do ano.
 
Juliana Borges é contadora em Mato Grosso, formada pela UNIVAG, inscrita no CRC sob nº 005982/O-0, com Escritório na Av. Getúlio Vargas, nº 1397 - Edifício Avenida Central; Contatos/ (65)9 9618-9192 - Redes Sociais:  Facebook: Juliana Moura Instagran: moura.borgesju
 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil