Fundada aos 14 de abril de 2006 pelo Jornalista Eraldo de Freitas - E-mails: redacao@sbcbrasil.com.br

Cidadão Repórter

(65)9966-5664
Várzea Grande(MT), Sexta-Feira, 24 de Setembro de 2021 - 23:59
14/09/2021 as 06:18:41 | Por Christiane Fortunato | 294
Unidades de Barra do Garças são reformadas e Polícia Civil cria central para TCOs
As unidades funcionam próximas. A ideia é facilitar para o público em geral, bem como estrategicamente dar agilidade aos trabalhos policiais.
Fotografo: Polícia Civil-MT
As unidades funcionam próximas.

Após sete meses de construções e reformas, a Polícia Civil de Mato Grosso inaugurou nesta sexta-feira (10.09), em Barra do Garças, a Central de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e entregou a revitalização da 1ª Delegacia de Polícia e da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher do município.
 
A solenidade foi realizada no anfiteatro da Prefeitura Municipal e na sequência, as autoridades seguiram para o complexo da Polícia Civil para uma visita técnica.
 
O recurso para as obras foi concedido após elaboração de um projeto, idealizado por três policiais civis, aprovado pela Delegacia Regional e posteriormente apresentado ao juiz Fernando da Fonseca Melo, titular do Juizado Especial Criminal de Barra do Garças e à promotora Nathália Manzano Magnani, da 1ª Promotoria de Justiça.
 
As autoridades chancelaram a ideia e destinaram recursos de multas pecuniárias para viabilizar a execução da obra, inicialmente orçada em R$ 347 mil, incluindo a mobília. As três delegacias estão instaladas em pontos próximos. A Central de TCO e a 1ª Delegacia de Polícia estão no mesmo endereço, na Rua Goiás.  A ideia é facilitar para o público em geral, bem como estrategicamente dar agilidade aos trabalhos policiais.
 
Novas estruturas
 
 
O prédio onde a Central de TCO foi adaptada estava desativado desde  2012, sendo inteiramente revitalizado e ampliado. No local foram criadas sete salas para cartório, um gabinete, copa, banheiros para os servidores, sala de reunião e uma recepção com banheiros ao público.
 
A Central de TCO foi estruturada para centralizar a apuração de todos os delitos de menor potencial ofensivo ocorridos em Barra do Garças e Pontal do Araguaia, deixando assim as delegacias apenas com investigações de crimes mais graves.
 
O prédio da 1ª Delegacia de Polícia, ao lado da Central de Flagrantes, também passou por reforma. Os prédios ainda receberam mobiliários novos e ares-condicionados.
 
Já a Delegacia Especializada de Defesa da Mulher passou por revitalização, o que tornou a unidade mais agradável, acolhedora e com ambientes totalmente funcionais. O local está com modernas instalações, recepção, banheiros para o público, gabinetes, cartórios, sala de reunião, cozinha e banheiros exclusivos para funcionários.
 
Conforme o delegado regional, Wilyney Santana Borges, a Polícia Civil em Barra do Garças sempre apresentou bons resultados nas investigações criminais, reflexo do comprometimento de seus servidores.
 
O delegado explicou que, contudo, as instalações físicas das delegacias eram antigas, construídas ainda na década de 80 e por isso necessitam constantemente de reparos nas partes hidráulicas, elétricas, lógica e estrutural.
 
 
“Por meio de parcerias, todas as unidades policiais receberam fachadas modernas, melhorando a imagem institucional. O complexo da Polícia Civil fica localizado no centro, e do ponto de vista urbanístico é um ganho muito grande para a cidade, pois melhora a apresentação visual”, disse o delegado.
 
O delegado regional de Barra do Garças também agradeceu o apoio do delegado Adriano Marcos Alencar e dos policiais civis, Ana Lucia Firmino de Souza e Weldhson José Batista da Silva, os quais foram essenciais para colocar o projeto das reformas em prática. "Foram dias, noites e finais de semana de dedicação para que tudo desse certo. Cada detalhes foi planejado com muito amor e dedicação", agradeceu Wilyney Borges. 
 
Presente na inauguração, o delegado-geral da Polícia Civil, Mário Dermeval, parabenizou os policiais civis de Barra do Garças pelo trabalho que, em parceria, resultou na conclusão das obras e a partir de agora terão unidades policiais de acordo com a padronização da instituição.
 
“Com a reforma, a Delegacia Regional conseguiu proporcionar mais dignidade e conforto para os servidores da Polícia Civil e também às pessoas que procuram a delegacia em busca de socorro para a solução dos seus conflitos sociais”, finalizou Dermeval.
 
Durante a cerimônia, o prefeito de Barra do Garças, Adilson Gonçalves de Macedo, falou da importância das ações integradas entre o poder executivo municipal com os órgãos públicos estaduais, visando a qualidade e melhorias na prestação de serviço para a comunidade.
 
 
“Quando falamos de desenvolvimento econômico, não podemos desprezar o quesito segurança pública, pois o empresário não investe em uma região que não tem segurança pública forte e atuante. Pois isso a Prefeitura de Barra do Garças, sempre foi e continuará sendo parceira da segurança pública, como no caso, agora da Polícia Civil, na construção do prédio da Central de TCO e a revitalização da 1ª Delegacia de Polícia e da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher”, finalizou o prefeito.
 
 
 
(Polícia Civil-MT, Christiane Fortunato)




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil