Fundado pelo jornalista e CEO, Eraldo de Freitas
Aos 14 de abril de 2006

Fale Conosco
(65)993430927

Várzea Grande(MT), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 12:33
Moeda
Dólar - BRL 5.2076
Libra - BRL 6.4658
Euro - BRL 5.5577
Bitcoin - BRL 209250,95

14/09/2021 as 06:01:17 | por Ana Lazarini |

SES promove IV Encontro Intersetorial de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio

Programação será transmitida pelo YouTube e faz alusão à campanha do Setembro Amarelo e ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Fotografo: Reprodução
...
Programação faz alusão à campanha do Setembro Amarelo e ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) promove, nas manhãs dos dias 14 e 15 de setembro, o IV Encontro Intersetorial de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio no Setembro Amarelo. O evento terá início às 8h30 desta terça-feira (14.09) e será transmitido virtualmente pelo canal do YouTube da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso.
 
A programação faz alusão à campanha do Setembro Amarelo e ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, que é rememorado anualmente em 10 de setembro.
 
“Esse é um trabalho que precisa ser contínuo e intersetorial. Não é possível enfrentar o suicídio sem investir na Promoção da Saúde como política de inclusão e justiça social. É preciso fomentar os direitos fundamentais de toda a população, que perpassam pelos determinantes sociais, econômicos, políticos, culturais e ambientais. Em 2021, daremos visibilidade ao tema da Promoção da Cultura da Paz, abordando as tecnologias sociais que favorecem a mediação de conflitos diante de situações de tensão social, garantindo os direitos humanos e as liberdades fundamentais, reduzindo as violências e construindo práticas solidárias”, explicou a gestora da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde, Rosiene Pires.  
 
No primeiro dia do encontro, será promovida uma Conferência Magna sobre “Promoção da Cultura da Paz: contribuições em cenários desafiadores”. A temática será abordada por servidoras da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo (SES-SP), que atuam na região de São José dos Campos. A mestra e médica Fátima Aparecida Ribeiro, idealizadora do Núcleo VIVA a Paz e membro do Conselho Municipal de Cultura de Paz, e a técnica Débora Assis de Oliveira Furlan, psicóloga na área da Saúde Mental, membro do Conselho de Cultura de Paz do município e também idealizadora do Núcleo VIVA a Paz.
 
Às 9h35, iniciará uma mesa com a temática das “Intervenções e Oportunidades para a Promoção da Vida ”, que será ministrada pela doutoranda em psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), idealizadora e fundadora do Comitê de Prevenção e Posvenção do Suicídio da Secretaria de Saúde de Maringá (PR), Raquel Pinheiro Niehues Antoniassi, que tratará da abordagem sobre a “Comunidade Escolar - caminhos e oportunidades para Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio”. O módulo também contará com o relato da técnica da Coordenadoria de Atenção às Doenças Crônicas da SES, Adriana Guirado Rao.
 
Na quarta-feira (15.09), segundo dia de encontro, haverá uma mesa para debater a Promoção da Vida no contexto da pandemia pela Covid-19 em Mato Grosso. Integrarão o debate a especialista e técnica Coordenadoria de Atenção às Doenças Crônicas da SES, Luciana Gomes de Souza, a doutoranda em enfermagem no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Jesiele Spindler Faria, e a psicóloga doutora da área técnica de Saúde Mental da SES, Daniela Santos Bezerra.
 
Os interessados em participar do encontro podem acessar este link antes das transmissões, que terão início às 8h30. Após o evento, os participantes poderão receber um certificado equivalente às 7h por dia.
 
Confira a programação completa em anexo.
 
 
 
 
 
 
(SES-MT, Ana Lazarini)

Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Brasil - Agência de Notícias com o CNPJ 12.912.695/0001-67, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (65)993430927
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital