Fotografo: Gustavo Duarte
...
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro e a primeira-dama, Márcia Pinheiro

 
 
 
Mais de duas mil passaram pela Praça Alencastro, neste domingo (23), para assistir à Missa Campal que marca o encerramento do Natal Iluminado da Prefeitura de Cuiabá. Em sua segunda edição a programação reforça o sentimento de fé, amor e união com a cerimônia eucarística a céu aberto reunindo milhares de fiéis e famílias da Catedral do Senhor Bom Jesus de Cuiabá.
 
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro e a primeira-dama, Márcia Pinheiro, acompanhados de suas mães, Maria Helena Pinheiro e Beatriz Kunn, fizeram uma procissão carregando o andor com a imagem do Senhor Bom Jesus (padroeiro de Cuiabá) até o altar, abençoando todas as famílias cuiabanas neste Natal e agradecendo pelas inúmeras bênçãos recebidas neste ano.
 
“Essa é mais uma demonstração de valorização da população cuiabana com a mensagem de levar essa gestão de humanização, amor, solidariedade, respeito e harmonia para todos os lares cuiabanos. Desde o primeiro ano de nosso mandato criamos o Natal Iluminado, no coração do Centro Histórico da cidade e que sempre foi um ponto de referência na união de convergências da sociedade no passado. Com o desenvolvimento e criação de muitos bairros, o centro e principalmente a Praça Alencastro deixou de ser ocupada e ficou abandonada. Por esse motivo revitalizamos, dando vida novamente a esse espaço com mais de 135 anos de história que representa o palco da história da nossa cuiabania devolvendo ao seu legítimo dono, que é o povo”, afirmou o prefeito.
 
Para o chefe do Executivo, a expectativa é de que a Praça Alencastro volte a ser aquele cantinho de encontro, com festas, quermesses, eventos. “O sucesso está tão grande que já para o ano que vem com orientação da primeira-dama, o Natal Iluminado que este ano durou 7 dias, no ano dos 300 Anos será ampliado para 10 dias e continuará encerrando no dia 23 de dezembro, com a santa Missa Campal da Catedral Metropolitana de Cuiabá às 19h transferida para a Praça Alencastro, criando assim uma tradição”, finalizou.
 
Toda a celebração foi conduzida pelo padre Edmilton Mota, e contou com a apresentação do coral infantojuvenil Arte Cidadã, formado por 46 membros, entrada do menino Jesus, ao som da canção Noite Feliz, entoada pela cantora cuiabana Áurea Maria.
 
“Para nós é muito importante estar envolvido nesta celebração porque a Igreja Católica faz parte da vida da cidade desde sua fundação. Então trazer a fé, a religiosidade para o meio do povo, é muito bom, é uma forma de evangelização”, explicou o padre.
 
O Natal Iluminado foi oficialmente aberto no dia 16 de dezembro (domingo) e seguiu durante toda a semana com diversas atrações voltadas para diferentes faixas etárias. Em sua programação, o evento contou com a tradicional Casa do Papai Noel e a presença do bom velhinho, presépio vivo – encenado pela companhia de teatro Cena Onze, praça de alimentação, além de um túnel de luz criado na Rua Pedro Celestino e a grande atração da projeção mapeada.
 
“Com muito carinho queremos agradecer a presença de todos. Para o ano que vem estamos nos preparando para uma linda festa de Natal que promete ficar na história do povo cuiabano”, disse a secretária extraordinária dos 300 Anos, Cely Almeida.
 
Neste ano, a tecnologia trouxe como novidade uma apresentação que une toda a magia específica da data com a característica alegria do personagem Mickey Mouse. A ideia foi, além de oferecer um momento de lazer e recreação, que o evento conseguisse também prestar uma homenagem ao desenho criado por Walt Disney, que completou 90 anos de história em 2018. O show de imagens em 3D, com duração de 30 minutos, foi apresentado todos os dias, às 20h30 e 21h.
 
O evento natalino é realizado a custo zero para a Prefeitura de Cuiabá, que conta com apoio dos seguintes patrocinadores: Energisa Mato Grosso, Águas Cuiabá, Puríssima Água Mineral, Café Brasileiro e Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores (AMAD).