Fundada aos 14 de abril de 2006 pelo Jornalista Eraldo de Freitas - E-mails: redacao@sbcbrasil.com.br

Cidadão Repórter

(65)9966-5664
Várzea Grande(MT), Sexta-Feira, 22 de Outubro de 2021 - 04:28
29/09/2021 as 08:24:06 | Por Viviane Moura | 203
Programa ‘Pensando Grande para os Pequenos’ realiza mais de 1.600 atendimentos no Estado
Apesar da suspensão do Circuito Empreendedor por mais de 1 ano, empreendedores de 53 municípios foram beneficiados
Fotografo: Sedec-MT
Em dois anos de vigência, o programa Pensando Grande para os Pequenos, realizou mais de 1.600 atendimentos

Em dois anos de vigência, o programa Pensando Grande para os Pequenos, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec-MT), realizou mais de 1.600 atendimentos, atingindo o objetivo de melhorar o ambiente de negócio oportunizando acesso a diversas ferramentas de gestão, crédito e capacitação.
 
As ações do programa são implementadas por meio do projeto Circuito Empreendedor que tem como intuito levar capacitação e estimular os pequenos negócios do Estado, com foco na capacitação de gestores, futuros empreendedores, microempreendedores individuais e empresários de pequeno.
 
Apesar da pandemia que levou à suspensão das atividades do programa, de março de 2020 a junho de 2021, foram efetuados seis circuitos, que beneficiaram empreendedores de 53 municípios mato-grossenses, 45% dos consórcios estaduais. Durante os eventos, mais de 300 artesãos foram cadastrados pelo programa de Artesanato Mato Grosso, da Sedec.
 
De acordo com o secretário Adjunto de Desenvolvimento do Ecossistema Empreendedor, Celso Banazeski, os frutos do trabalho começam a ser colhidos. “Tivemos tempos muitos difíceis, a pandemia nos obrigou a suspender as ações do programa por mais de 1 ano, e após os cuidados necessários retomamos o trabalho em 2021 e, ainda assim conseguimos levar conhecimento a quase 2 mil pessoas. Mesmo com público restrito muitas pessoas têm buscado saber mais sobre os pequenos negócios no Estado. Até o número de instituições parceiras cresceu desde o lançamento do programa, inicialmente eram 14, atualmente contamos com 20 parceiros. Temos muito que comemorar”, ressalta.
 
“O Circuito Empreendedor leva conhecimento e informação até os pequenos empreendedores na região onde ele vive e trabalha. Com o evento, eles têm acesso a ações de governo e das entidades parceiras que conjuntamente trabalham para fomentar a economia, diminuir a informalidade, instruí-los e orientá-los. Esse é um processo contínuo que apresentará resultados positivos a médio e longo prazo. Levamos capacitação, mas o aprendizado também depende da vontade do empreendedor, dele querer se desenvolver e buscar a informação”, descreve o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda.
 
Histórico
 
O programa de fomento Pensando Grande para os Pequenos foi lançado em 26 de setembro de 2019, no Centro de Eventos do Pantanal, durante a 11ª edição da feira do Empreendedor.
 
Os Circuitos já foram realizados em Juína, Porto Alegre do Norte, Água Boa, Indiavaí, Juara e Colíder.
 
Sequência
 
O próximo município a receber o evento será Alta Floresta, no Vale do Teles Pires, no dia 07 de outubro, no Centro de Eventos da cidade. No entanto, o calendário de atividades do evento se estenderá até março de 2022.
 
 
 
(Sedec-MT, Viviane Moura)




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil