Fotografo: Reprodução/ Mercado e Consumo
...
Procon Municipal alerta os consumidores, orientando para que possam aproveitar e se beneficiar das promoções

 
 
 
Com a proximidade da sexta-feira de descontos conhecida como “Black Friday”, no dia 23 de novembro, o Procon Municipal alerta os consumidores, orientando para que possam aproveitar e se beneficiar das promoções sem problemas. A principal dica é para que os consumidores pesquisem preços entre diferentes lojas e produtos antes da data, para que possa ser constatado se houve alteração real nos preços.
 
“A nossa orientação é que o consumidor tire fotos do produto, dos preços nas etiquetas para que no dia da promoção possa fazer a comparação se de fato está havendo o desconto anunciado. Mesmo com o monitoramento, maquiagens de preços podem ocorrer. Por isso recomendamos também cuidado nas compras por impulso” explica o secretario adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor, Gustavo Costa.
 
O secretario também falou sobre situações de vendas casadas, ou seja, quando só há desconto se a pessoa adquirir mais unidades de um determinado item. Segundo ele, a promoção é válida por cada produto e ninguém é obrigado a adquirir mais de um para receber o abatimento.
 
Com o advento das compras on line, todo cuidado é pouco. Muita atenção na hora de escolher o site para compras virtuais. Primeiramente deve-se procurar saber se endereço possui referências, se tem telefones para contato, depoimentos de clientes. “Milagres não existem. Nenhuma mercadoria que custa R$1.000,00, da noite para o dia vai passar a custar R$100,00. É querer comprar gato por lebre”, comentou.
 
Costa também chama a atenção para a importância da exigência da nota fiscal. É por meio dela que o consumidor poderá recorrer aos seus direitos, caso se sinta lesado. Com relação à troca de mercadorias, seja por defeito ou insatisfação, o estabelecimento deve fixar em local visível a politica de troca, se haverá ou não esta possibilidade para a promoção.
 
“Nós trabalhamos no intuito de apoiar os nossos consumidores. Estamos à disposição para sanar qualquer tipo de dúvida. Evitem gastos desnecessários, está chegando as compras do Natal, matrículas. Muito cuidado para não se afundar em dividas e ter o nome incluído no SPC ou Serasa”, salientou Gustavo Costa.
 
O horário de funcionamento do Órgão é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem intervalo para o almoço. A sede está localizada na Rua Joaquim Murtinho nº 554, bairro Centro. O telefone para contato e mais informações é o (65) 3641-6400.