...
Fotografias por: Luiz Alves | Legenda Foto: O prefeito Emanuel Pinheiro, a

 
 
 
O prefeito Emanuel Pinheiro, a primeira dama Márcia Pinheiro e o secretário Vinicyus Hugueney participaram da cerimônia de assinatura do Termo de Cooperação e de Cessão de Uso entre a Prefeitura de Cuiabá e a Associação dos Feirantes e a entrega de 242 barracas retráteis, nesta segunda-feira (02), na sede da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico. A ação beneficia feirantes de seis feiras da capital; Poção, Osmar Cabral, Araes, Recanto dos Pássaros, CPA 3 e Boa Morte. O evento faz parte das comemorações dos 299 anos da Capital.
 
São muitas as demandas que envolvem as feiras livres de Cuiabá, e a Prefeitura, desde o início vem acompanhando de perto essas questões. O primeiro passo dado para atender as demandas ocorreu com a entrega dos banheiros químicos. E, a partir de agora, com a entrega das 242 barracas, tem início o trabalhdo de padronização das feiras livres da Capital. As barracas foram  adquiridas em parceira com o Governo do Estado. Entretanto, muitas outras ações virão para o setor, como, cursos de capacitação, criação de logo dos feirantes, aquisição de uniformes e crachás. O prefeito Emanuel Pinheiro ainda deverá baixar um decreto que estabelecerá compromissos, direitos e deveres do município, perante os feirantes, para o fortalecimento da categoria.
 
“Esta é a primeira de uma série de ações que iremos realizar para as comemorações dos 299 anos de Cuiabá que deverá se estender até maio. Quero agradecer ao secretário Vinicius que vem realizando um grande trabalho na área da agricultura famíliar. Preciso saudar a Marcela e a Rosilma que não medem esforços para atender os anseios dos feirantes. Quero muito agradecer ao governador Pedro Taques que permitiu que essa entrega ocorresse. O que eu desejo, é ver essas feiras livres prosperando, melhorando a qualidade dos seus serviços, do seu atendimento ao público, tornando esses locais mais harmoniosos. Além de melhorar a vida daqueles que desde a madrugada, ajudam a fomentar a economia da Capital”, frisou Emanuel.
 
O prefeito também salientou que sua gestão é popular e pede que ações como estas com os feirantes se transformem em politicas públicas a serem acompanhadas pelos futuros gestores.   
 
“Essas barracas são  uma conquista 
pra nós feirantes, ela vai nos proteger do sol 
e da chuva e ainda manter nossos produtos 
seguros para venda”, disse a presidente. 
 
 
O Govenador do Estado de Mato Grosso, Pedro Taques em seu discurso revelou aos presentes que irá disponibilizar mais 300 barracas para os feirantes. “Em conversa com meu secretário Suelmes, decidi atender aos feirantes  e soube que a feira do CPA 2 entre outras importantes, não estavam na relação de hoje, por isso resolvi ajudar a disponibilizar mais essas 300 barracas para serem entregues ainda este ano”, afirmou o governador.
 
O secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Vinicyus Hugueney destacou a realização de um sonho de mais de 30 anos dos feirantes, realizado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, com a assinatura dos Termos de Cooperação e de Cessão de Uso. “Prefeito, hoje o senhor concretiza o sonho desses trabalhadores. O senhor é o primeiro prefeito municipal a reconhecer os feirantes no papel, o senhor está de parabéns e nos só temos a agradecer”, exaltou Vinicyus.
 
A presidente da Associação dos Feirantes, Marcela Aquino Albuquer que começou sua história como feirante através, do seu falecido pai, senhor Pedrinho, que deu inicio a associação dos feirantes, hoje assumida por ela, estava muito emocionada.
 
“Essas barracas são  uma conquista pra nós feirantes, ela vai nos proteger do sol e da chuva e ainda manter nossos produtos seguros para venda. Hoje com a assinatura desse termo de compromisso vamos poder se reconhecidos como empresários, através da formalização. E é muito bom saber que a partir de agora vamos falar a mesma língua, a gente tá fechado e a tendência é só melhorar”, disse a presidente.
 
As barracas retráteis padronizadas entregues aos feirantes para a comercialização de seus produtos, são cobertas com lona pvc, banca com tablado, balcão sanfonado e possuem tamanho 3m x 2m. E foram distribuídas da seguinte formar; CPA 3  (60), Poção (22), Araes (17), Osmar Cabral (56), Praça Boa Morte (22), Parque Atalaia (12) e Recanto dos Pássaros (54).  
 
Para os feirantes a entrega  de hoje tornou a data  muito importante, que vai ficar marcada para muitos como o Sebastião Ferreira de Souza , que trabalha em 25 feiras da Capital com apenas um guarda-sol e um tripé.
 
“Com a barraca fica melhor a propaganda. E com ela vai mudar muito o nosso trabalho, tendo em vista que eu emprego pessoas na fábrica de doces. E a primeira feira que eu quero estrear minha barraca nova será a do Osmar Cabral”, disse o feirante empolgado.
 
Já dona Sandra Bispo que trabalha em três feiras na cidade a nova barraca vai ajudar muito seu trabalho. “Essa barraca chegou na hora! Porque faz tempo que eu quero uma barraca, mas uma barraca dessas fica ‘pesado’ para gente comprar. Eu agradeço a Marcela que tem atuado como grande porta voz da gente com prefeitura que tem ajudado muito a gente” reconheceu a feirante.