Fotografo: Reprodução
...
Parque Tia Nair

O prefeito Emanuel Pinheiro assinou decreto que extingue o contrato de concessão pública firmado em 2015 entre a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, e a empresa ZF Xperience, para administrar o Parque Tia Nair. O motivo é o não cumprimento das responsabilidades em contrato por parte da empresa ganhadora de concessão. O decreto foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (27).
 
A decisão foi tomada após muitas reclamações de usuários do Parque Tia Nair sobre a precariedade dos equipamentos e falta de manutenção, o que prejudicava o uso do espaço pelos munícipes em suas práticas esportivas e de lazer.
 
O decreto publicado no Diário de Contas argumenta que o motivo da quebra de contrato é justamente evitar prejuízo para a Administração Pública, bem como, garantir a segurança e bem estar da população que frequenta ou possa vir a frequentar o Parque Tia Nair, considerado um atrativo turístico municipal.
 
Ainda de acordo com decreto, o embasamento utilizado em processo de extinção do contrato é o do princípio de caducidade, pelo não cumprimento das responsabilidades em contrato por parte da empresa ganhadora de concessão, conforme preceitua a Lei 8984/95.Art. 2º, 3º, 4º e 5º:
 
 Art. 2º O Município de Cuiabá, tomará a  posse  imediata dos bens públicos, constantes do contrato, para à manutenção da prestação do serviço.
 
Art. 3º O Município de Cuiabá, irá através de procedimento administrativo próprio verificar se o concessionário do serviço público, causou algum prejuízo para o poder   concedente, com a inadimplência   contratual,   devendo   satisfazê-los,   indenizando-o plenamente.
 
Art. 4º Os casos omissos serão decididos pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo. 
 
Art.   5º Este decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições contrárias.
 
A partir de agora, a Prefeitura de Cuiabá irá avaliar qual é o melhor modelo para concessionar o espaço. Entretanto, até que isso ocorra, o Município irá assumir a administração e realizar os devidos reparos no parque, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, de Obras Públicas, de Cultura e quais mais forem necessárias.