Fotografo: Da Assessoria
...
Personalidades agradecem Títulos de Cidadão MT

Ao som do Coral da Assembleia Legislativa, sob a regência do maestro Carlos Taubaté, empresários, profissionais liberais, servidores públicos e políticos foram agraciados com 28 títulos de Cidadão Mato-grossense, mais cinco Comendas Filinto Muller e duas Moções de Aplausos, na noite desta segunda-feira (02), no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour, da Assembleia Legislativa.
 
De autoria do presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho (DEM), as horarias representam o reconhecimento pelos relevantes serviços prestados por essas personalidades a Mato Grosso. Botelho também ressaltou o brilhantismo do Hino de Mato Grosso.
 
“Mato Grosso é terra abençoada. Por isso quero falar para vocês primeiro do hino do nosso estado; leiam, cantem, pois é profético em sua essência”, disse.
Discursou sobre o desenvolvimento estadual, como fruto do trabalho dos homenageados. “Os que aqui se tornam, por mérito, cidadãos mato-grossenses somam dignificantes trajetórias de dedicação profissional, de doação humana ou de arrojo empresarial, sempre em favor da grandeza econômica, da modernização social e da maioridade cultural do Estado em que escolheram edificar suas vidas”, afirmou o presidente.
 
Um dos destaques da noite, o alemão e padre Carlos Binder, que está no Brasil desde 1962, atuando de forma incansável nas áreas social, pastoral e espiritual em várias cidades, inclusive, Alto Garças, Guiratinga e Poxoréu.
 
“Consegui com a ajuda da Alemanha fazer creches, arrumar hospital, escola profissional. Então, durante todos esses anos esse era o meu trabalho”, disse o padre, ao agradecer a homenagem.
 
Outro homenageado foi o secretário de Finanças da ALMT, Ricardo Adriane Oliveira, que chegou no estado há 23 anos e conhece bem as cidades. “Posso dizer que conheço os 141 municípios, tenho contato em todos eles e alguns serviços prestados, até porque nas assessorias de alguns deputados que trabalhei sempre fui muito presente nesses municípios. Então, é uma honra receber esse título do presidente Eduardo Botelho”, comemorou o secretário, ao agradecer a presença de amigos e familiares.
 
Jeferson da Silva Amarante, tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, agradeceu a homenagem. “É um trabalho de muita luta, já estou com 29 anos de serviço, praticamente carimbando a minha passagem com farda. Fico muito grato, muito lisonjeado em ser homenageado e ser lembrado pela Assembleia. É difícil falar sobre a comenda porque para receber passa por um crivo muito grande e graças a Deus fui lembrado. Uma honraria muito grande para mim”, agradeceu.
 
A parceria com o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso para o desenvolvimento de projeto social, condecorou a tenente-coronel do da corporação do estado de Sergipe, Sanany de Almeida com a Comenda Filinto Muller. “A gente tem o projeto chamado Programa Minha Comunidade Segura, desenvolvida em 2016 no estado de Sergipe e surgiu como projeto piloto para ser implantado aqui na comunidade Pedra 90. É justamente trabalhando dentro da escola a diminuição da criminalidade, na prevenção da segurança que a gente trabalha junto de forma integrada”, explicou.
 
“São pessoas que têm trabalho prestado muito grande pelo estado, que já fincaram raízes aqui e merecem esse título de serem chamadas de cidadãos mato-grossense de fato, através dessa lei estadual. Então, é uma sessão muito importante para que possam falar: Eu sou cidadão mato-grossense”, disse o presidente da ALMT, deputado Botelho.