Fundado pelo jornalista e CEO, Eraldo de Freitas
Aos 14 de abril de 2006

Fale Conosco
(65)993430927

Várzea Grande(MT), Terça-Feira, 16 de Abril de 2024 - 08:46
Moeda
Dólar - BRL 5.1866
Libra - BRL 6.4575
Euro - BRL 5.5191
Bitcoin - BRL 209250,95

06/10/2021 as 10:23:17 | por Protásio De Morais |

Obras de 63 artistas e coletivos serão expostas na 26ª edição do Salão Jovem Arte

O Salão Jovem Arte inaugura a exposição com obras dos artistas selecionados, na Galeria Lava Pés (localizada no piso térreo da Secel), a partir das 19h

Fotografo: SecomMT
...
Este ano o Salão ocorre em três diferentes espaços de Cuiabá: Galeria Lava Pés, Cine Teatro Cuiabá e Sesc Arsenal
Estão abertas as cortinas da mais importante vitrine das artes plásticas em Mato Grosso. Nesta quarta-feira (06.10), o Salão Jovem Arte inaugura a exposição com obras dos artistas selecionados em todas as categorias (com exceção da fotografia), na Galeria Lava Pés (localizada no piso térreo da Secel), a partir das 19h. A 26ª edição do Salão Jovem Arte conta com trabalhos de 63 artistas e coletivos selecionados. A entrada é franca e os protocolos de biosegurança serão seguidos à risca.
 
Este ano o Salão ocorre em três diferentes espaços de Cuiabá. As outras duas mostras foram reservadas ao Cine Teatro Cuiabá (artistas homenageados,) e ao Sesc Arsenal (fotografia, exposição na qual o fotógrafo Rai Reis será homenageado, a partir de 8 de outubro).
 
O projeto expográfico é uma parceria entre Jeff Keese e Douglas Peron. A curadoria dessa mostra em especial é assinada por Keese. A exposição conta com textos poéticos e narração de Dani Paula Oliveira, conectados à sensível presença de cada artista homenageado.
 
Para o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Alberto Machado, esta é uma bela oportunidade para revelar novos talentos e reverenciar artistas consagrados. “Após um longo hiato, o Salão Jovem Arte está de volta. Só isso já seria o suficiente para comemorar muito. Esta é sem dúvidas uma das mais esperadas edições do Salão de todos os tempos. Recorde de inscritos, muitos artistas selecionados, diversas linguagens artísticas, um evento que valoriza o acesso e o processo democrático, com exposições em locais diferentes da cidade. Para mim e para toda a Secel é uma honra poder fazer parte desse processo. Parabéns aos realizadores e aos artistas de Mato Grosso”.
 
O Salão Jovem Arte teve sua primeira edição em 1976, como resistência artística à ditadura militar. A proposta inicial era de que fosse anual, mas houve períodos de descontinuidade. A edição anterior foi realizada em 2016. Se as edições tivessem sido ininterruptas, o Salão estaria na 46ª edição. Este ano, a 26ª edição traz o tema Discos Imaginais. 
 
Sobre uma nova geração dedicada às mais variadas linguagens artísticas, Keese ressalta uma das principais funções do evento.   
 
“A função do Salão Jovem Arte, dentre outras funções, é revelar. Trata-se de um processo natural de renovação da vida, as pessoas passam para as novas gerações o que foi acumulado pelas gerações anteriores, não existe apagamento, existe um processo constante de transformação e construção, nunca destruição e nunca apagamento, isso nunca pode existir nas artes”.
 
A exposição expandida será realizada pela Secretaria do Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), pelo Instituto Kurâdomôdo - Cultura Sustentável e pelo Centro Audiovisual Luiz Marchetti (CALM), e conta com o apoio da Assembleia Social e do Sesc Mato Grosso.
 
Serviço
 
CINE TEATRO CUIABÁ
 
EXPOSIÇÃO ARTISTAS HOMENAGEADOS
 
abertura: 05 de outubro, terça, às 18h
 
período: até 12 de dezembro de 2021
 
De terça a domingo, das 8h às 18h
 
 
 
GALERIA LAVA PÉS
 
EXPOSIÇÃO ARTISTAS SELECIONADOS
 
abertura: 06 de outubro, quarta, às 19h
 
período: até 11 de dezembro de 2021
 
De terça a sexta, das 10h às 18h
 
Sábados, das 14h às 20h
 
 
 
GALERIA SESC ARSENAL
 
EXPOSIÇÃO CATEGORIA FOTOGRAFIA E HOMENAGEM RAI REIS
 
abertura: 08 de outubro, sexta, às 19h
 
período: até 10 de dezembro de 2021
 
De terça a sábado, das 14h às 21h
 
Domingos, das 14h às 20h
 
 
 
(Secom-MT, Protásio de Morais)

Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Brasil - Agência de Notícias com o CNPJ 12.912.695/0001-67, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (65)993430927
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital