Fundado pelo jornalista e CEO, Eraldo de Freitas
Aos 14 de abril de 2006

Fale Conosco
(65)993430927

Várzea Grande(MT), Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 - 23:07
Moeda
Dólar - BRL 5.2424
Libra - BRL 6.5104
Euro - BRL 5.612
Bitcoin - BRL 209250,95

01/07/2015 as 14:59:20 | por MSN |

Obama anuncia reabertura de embaixada em Cuba

Obama anuncia reabertura de embaixada em Cuba e pede que Congresso retire embargo

Fotografo: Divulgação
...
Agencia Globo

WASHINGTON — O presidente Barack Obama anunciou nesta quarta-feira a reabertura da embaixada americana em Cuba pela primeira vez em mais de 50 anos e pediu para o Congresso retirar o embargo a Havana. A Chancelaria cubana informou que a reabertura ocorrerá em 20 de julho, um pouco depois de os dois líderes trocarem cartas sobre a retomada das relações entre os países, cortados em 1961. Ao mesmo tempo do anúncio de Obama, membros da comunidade cubana em Miami protestaram contra a retomada das relações.

— Nós somos vizinhos, agora podemos ser amigos — disse Obama. — Americanos e cubanos estão igualmente prontos para avançar. Eu acredito que é hora de o Congresso fazer o mesmo.

No anúncio na Casa Branca, o presidente americano disse que está diante de um passo histórico e ressaltou que está pressionando o Congresso para levantar as restrições econômicas e de viagens a Cuba, dizendo: “Não funcionou por 50 anos”. Obama afirmou ainda que as medidas não são apenas simbólicas, mas terão como impacto na vida dos cubanos.

— Quando algo não está funcionando, nós devemos e vamos mudar — afirmou Obama, destacando que os dois países continuarão a ter diferenças profundas, que incluem a liberdade de expressão.

Um pouco antes, em Havana, a televisão cubana informou que o presidente Raúl Castro enviou uma carta a Obama na qual confirmava a intenção de reestabeler as relações diplomáticas.

“A República de Cuba decidiu reestabelecer relações diplomáticas com os Estados Unidos e abrir missões diplomáticas permanentes em nossos respectivos países”, disse Castro no documento, segundo a televisão cubana.

A retirada do embargo é uma das condições exigidas pelo governo cubano para retomar a relação. Além disso, Havana pede que a base militar de Guantanamo deve voltar para a soberania cubana.

Em Viena, o secretário de Estado americano, John Kerry afirmou que “o engajamento é melhor do que se apegar ao passado”. Kerry vai participar da cerimônia em Havana para marcar o momento histórico e hastear a bandeira americana sobre a embaixada em Cuba.

TROCA HISTÓRICA DE CARTAS

O anúncio foi feito após uma carta de Obama ser entregue a Raúl Castro pelo diplomata-chefe americano, Jeffrey DeLaurentis, ao ministro das Relações Exteriores cubano, Marcelino Medina. O gesto americano foi retribuído pelo chefe da Repartição de Interesses de Cuba em Washington, Jose Ramon Rodriguez Cabañas, que entregou ao número dois do Departamento de Estado dos EUA, Anthony Blinken, uma carta de Raúl para Obama com mensagem semelhante.

Desde 1977, os EUA e Cuba têm operado missões diplomáticas chamadas “seções de interesses” nas capitais de cada um sob a proteção legal da Suíça. No entanto, eles não gozam do mesmo estatuto que as embaixadas completas.

As relações entre os dois países tinham sido congeladas desde 1961, quando o governo americano rompeu ligações e impôs um embargo comercial com a ilha comunista. Mas, em dezembro de 2014, EUA e Cuba concordaram em normalizar os laços. Cinco meses depois, em abril, os dois líderes dos países se encontraram na VII Cúpula das Américas e mantiveram conversas históricas. Na ocasião, Obama e Castro se comprometerem com o pleno restabelecimento das relações bilaterais e o diálogo político construtivo, no que foi classificado por ambos de marco de uma nova era para a região.

No entanto, questões importantes em relação à retomada dos laços permanecem sem resolução. Entre elas: discussões sobre direitos humanos; pedidos de compensação por propriedades americanas confiscadas em Havana e danos a Cuba pelo embargo; as possibilidades de cooperação na aplicação da lei, incluindo o tema delicado de fugitivos americanos abrigados em Havana.

Obama também quer que o Congresso revogar o embargo econômico contra Cuba, embora enfrente a resistência dos republicanos e de alguns democratas. Os que se opõem a normalização das relações com Cuba dizem que Obama está recompensando um regime envolvido em graves violações dos direitos humanos.

RELEMBRE

O processo de descongelamento entre as relações dos dois países foi iniciado com negociações secretas e anunciada em dezembro do ano passado. Em 17 de dezembro, os dois países afirmaram que a reaproximação era uma maneira de mudar a abordagem de décadas entre os países. No mesmo dia, prisioneiros foram trocados, e foi acordado que outros presos políticos seriam libertados.

Obama adotou medidas executivas para afrouxar as sanções econômicas que pressionam a economia cubana. Havana, por sua vez, se mantém na posição de que ainda é necessário o fim do embargo.

Em maio, os EUA removeram Cuba da lista da lista americana de países que apoiam o terrorismo, abrindo espaço para o governo cubano tomar financiamentos no exterior e expandir negócios e investimentos.

RELAÇÕES ROMPIDAS

Os EUA romperam relações com Cuba depois de Fidel Castro e seu irmão Raul liderarem uma revolução derrubar apoiado pelos Estados Unidos presidente Fulgencio Batista e estabelecerem um estado socialista revolucionário com laços estreitos com a União Soviética.

Após uma série de divergências e confrontos diplomáticos após a Revolução Cubana, os países se viram diante de uma grave crise quando uma força apoiada pela CIA tentou invadir a ilha em 1961, no episódio da Baía dos Porcos, e o presidente Dwight Eisenhower anunciou o fim das relações diplomáticas. Um ano depois, Cuba decidiu instalar mísseis soviéticos em seu território, dando início à Crise dos Mísseis.

O então presidente John F. Kennedy decidiu impor um embargo econômico e comercial a Havana, que somente aumentou desde então. Sem representação diplomática, as missões de cada país são atualmente intermediadas por embaixadas da Suíça.


Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Brasil - Agência de Notícias com o CNPJ 12.912.695/0001-67, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (65)993430927
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital