Fundada aos 14 de abril de 2006 pelo Jornalista Eraldo de Freitas - E-mails: redacao@sbcbrasil.com.br

Cidadão Repórter

(65)9966-5664
Várzea Grande(DF), Quinta-Feira, 03 de Dezembro de 2020 - 09:58
25/08/2020 as 10:06:37 | Por R7 | 1471
Nova fase da Lava Jato cumpre mandados no DF e na Paraíba
Operação Ombro a Ombro tenta buscar provas a partir de delação feitas por executivos de empresas investigadas pela força-tarefa
Fotografo: Divulgação/ Polícia Federal
Partido político teria sido beneficiado em desvios

A Polícia Federal (PF), em cooperação com o Ministério Público Federal (MPF), deflagrou, na manhã desta terça-feira (25) a 73ª Fase da Operação Lava Jato. 
 
Cerca de 60 policiais federais cumprem 15 mandados de busca e apreensão em Brasília e em três cidades da Paraíba: João Pessoa, Cabedelo e Campina Grande.
 
De acordo com release da PF, durante as investigações foi identificada uma organização criminosa formada por executivos de grandes empreiteiras, que, por meio da formação de cartel e pagamento sistemático de propina a diretores da Petrobras, fraudava as licitações realizadas pela estatal.Essa fase busca informações sobre um dos investigados (que não teve o nome divulgado) que teria solicitado e recebido pelo menos R$ 4 milhões para blindar os executivos das grandes empreiteiras envolvidas no esquema de corrupção que vitimou a Petrobras.
 
Consoante declarações prestadas por executivos de uma grande empreiteira em acordos de colaboração premiada, as vantagens indevidas destinadas ao investigado teriam sido pagas pela empreiteira por meio de doação a um partido político e repasses a empresas sediadas na Paraíba.
 
Os pagamentos feitos pela empreiteira a tais empresas foram justificados em contratos fictícios ou superfaturados.
 
O nome da operação, Ombro a Ombro, é uma alusão à origem histórica das CPIs. Segundo historiadores, tal origem pode ser associada a reuniões praticadas por monges budistas há milhares de anos, quando se sentavam em círculo (ombro a ombro) no sopé das montanhas, para meditar e apurar causas do mal-estar geral.




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil