Fundado pelo jornalista e CEO, Eraldo de Freitas
Aos 14 de abril de 2006

Fale Conosco
(65)993430927

Várzea Grande(MT), Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 - 09:48
Moeda
Dólar - BRL 5.0156
Libra - BRL 6.3452
Euro - BRL 5.4098
Bitcoin - BRL 209250,95

31/03/2015 as 00:00:00 | por G1 |

Nível dos reservatórios compromete a criação de tilápia em tanques de MG

Lago de Furnas está com apenas 20% do volume útil de armazenamento.

Fotografo: Divulgação
...
Cerca 350 criadores tiveram que abandonar a atividade no sul do estado.
 
Lago de Furnas está com apenas 20% do volume útil de armazenamento.
Cerca 350 criadores tiveram que abandonar a atividade no sul do estado.
 
A preocupação com a estiagem continua no Sudeste. A represa de Furnas, no sul de Minas Gerais, está em um nível crítico, o que afeta a produção de peixes, que já caiu pela metade. A situação é desanimadora para os criadores, justamente em uma época que há aumento nas vendas, como a Semana Santa.
O lago do reservatório da usina hidrelétrica de Furnas banha 34 municípios do sul de Minas Gerais. As águas da represa também são aproveitadas para a piscicultura no sistema de tanques rede, onde as gaiolas cercadas por telas ficam submersas.
 
O criador de peixes Giovani Ricci chegou a produzir dez toneladas de tilápias por ano em 15 tanques redes que montou em frente à propriedade, no município de Alfenas. Hoje, com o reservatório muito abaixo do nível normal, ele teve que abandonar a criação de peixes. “A água onde eu tava criando secou tudo. Não tem mais. Está vazio mesmo”, diz.
Atualmente, o lago de Furnas está com apenas 20% do volume útil de armazenamento. Em Alfenas está concentrado um grande número de criadores. Nos últimos dois anos, a produção da região caiu pela metade. E as previsões para esse ano não são nada otimistas.
 
“Os piscicultores estão reduzindo a quantidade de gaiola na água devido à instabilidade do nível do reservatório. Muitos produtores estavam mais nas cabeceiras da represa. Na medida em que o nível vai baixando, o nível do reservatório não é suficiente para conservar essas gaiolas”, diz Fernando Donizete Lino, agrônomo da Emater/MG.
No caso da tilápia, o sistema de tanques rede consegue produzir até 150 quilos do peixe por metro cúbico. Uma gaiola deve ser colocada em uma área com pelo menos três metros de profundidade para garantir a saúde da produção. Quando o nível de água começa a baixar no lago, os piscicultores precisam mudar os tanques de lugar para que os peixes não morram por falta de oxigênio.
 
Com o nível de água tão baixo, o criador Denilson Gomes perdeu pelo menos 20 mil quilos de peixes só este ano. Ele tinha 70 tanques em 2013. Hoje, está só com 30 gaiolas que tiveram que ser deslocadas para um local mais fundo no lago, a um quilômetro de distância da propriedade. Se a água continuar a baixar, o trabalho vai ficar ainda mais difícil.
“Não estou pondo mais peixe porque vai chegar em agosto e setembro, quando entra a seca, é a água não subiu o suficiente. Daí, a gente vai ter muita perca de peixe”, diz Gomes.
Segundo a associação dos municípios banhados pelo lago de Furnas, cerca de 350 criadores já abandonaram a atividade por causa do baixo nível da água.

Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Brasil - Agência de Notícias com o CNPJ 12.912.695/0001-67, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (65)993430927
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital