Fotografo: Lucy Arts
...
Da dir. (Ex-prefeito Nezinho, Ex cand. Novinho, Dr Zenildo, atual pref. Souza)

Eraldo de Freitas
Da Redação
 
A pesquisa de Intenção de Votos da "SBC Dados" - Inteligência, realizada recentemente no município de Nossa Senhora do Livramento (cidade localizada há 37 km de Cuiabá), dão conta os números que, o ex-prefeito Nezinho arranca na frente com 36,97%, se as eleições fosse hoje ele venceria a disputa para prefeito com uma larga vantagem sobre seus adversários; De acordo os números, 36,97% dos entrevistados afirmou que votaria para o ex-prefeito Nezinho, caso as eleições fossem hoje, de acordo os dados Nezinho obteria 3.254 votos nominais nas urnas, de acordo os quesitos da pergunta estimulada; Ocupando a segunda colocação vem o pré-candidato, o Novinho que, obteve 10,56% das intenções de votos, isso é, hoje ele receberia nas urnas 929 votos válidos, empatado tecnicamente com outros dois prováveis postulantes a prefeitura no ano que vem, como o médico Dr Zenildo que obteve 10,21% pontos percentuais de intenções dos entrevistados, receberia cerca de 828 votos nominais válidos, em terceiro colocado vem o Dr Thiago, lembrado por 9,51% dos eleitores com votos válidos, teria hoje aproximadamente 837 dos votos válidos; o atual prefeito Souza obteve 4,93% das intenções de votos, isso é, obteria nas urnas 434 dos votos nominais; Outros quatro nomes também lembrados neste pesquisa, falamos do ex-prefeito Chico Monteiro, o Gilson de Almeida, Paulo de Caracas e o Joemi (atual vice-prefeito), juntos obtiveram 6,34% pontos das intenções nominais apuradas.
 
 
De acordo a pesquisa científica, 7,75% dos entrevistados ficaram Indecisos em relação aos nomes apresentados; 7,39% dos investigados Não quiseram responder e 6,34% anteciparam que votariam em Brancos ou Nulos; A soma desses índices é bem semelhante ao índice do eleitorado que não compareceram às urnas, que votaram nulos e brancos em 2016. 
 
O “SBC Dados” - Inteligência entrevistou 284 eleitores aptos a votarem, (representando 2,56% do eleitorado aptos e votantes no município e 3,22% do eleitorado nominal previsto para 2020); as coletas foram realizadas entre os dias 02 a 09 de outubro, nos bairros e comunidades existentes na sede do município e nas comunidades rurais, como: Centro 23,59% dos eleitores residentes; As pesquisadoras visitaram in-loco eleitores nos bairros como Frei Salvador Roquete - 10,56%, no distrito de Figueiral foram ouvidos - 9,86%, Ribeirão dos Cocais - 8,80%, no bairro Santa Luzia - 7,39%, na comunidade Mata Cavalo - 7,04%, Distrito de Pirizal - 6,69%, na Cohab Edite - 6,34%, Cohab Gregório Pires - 5,99%, Laginha de Cima - 4,93%, Morro Boa Vista - 2,82%, na Comunidade de Coxos - 2.11%, na comunidade de Faval - 2,11%, e na Cohab Velha - 1,77%.
 
ÍNDICE DE REJEIÇÃO HOJE
 
A equipe da "SBC Dados" - Inteligência buscou informações com detalhes, junto ao eleitorado sobre quem a população mais rejeita hoje; diante dos números, a população respondeu da seguinte forma:
O atual prefeito Souza liderou como o mais rejeitado, com 21,13% do eleitorado; o ex-candidato derrotado pelo prefeito Souza em 2016, o Novinho ficou como o segundo mais rejeitado, com  10,92%; o prefeito Nezinho com 7,04%, Dr Zenildo 4,93%, Chico Monteiro 4,93%; Paulo de Caracas com 3,52%; Gilson de Almeida 3,17%; Dr Thiago 1,41%; Joemi (o atual vice-prefeito) 1,05%; 9,86% do eleitorado respondeu que não votaria em nenhum dos nomes listados; 3,52 disseram que Votariam em qualquer um deles.
 
MARGEM DE ERRO – a empresa tabulou esta pesquisa, e trabalhou de forma incisiva para que a margem de erro deste projeto viesse a ficar no mais baixo possível, fechou com a margem de erro é de 2,5% dois ponto cinco percentuais, para mais ou para menos.
 
NÍVEL DE CONFIANÇA – O Nível de confiança desta pesquisa ficou com 97,5%;
METODLOGIA - Aplicamos nesta investigativa a metodologia de Survey, a sua utilização da inferência estatística é fundamental para explorar questões de pesquisa pouco conhecidas, descrever fenômenos, testar hipóteses teoricamente orientadas e, até mesmo, fazer previsões. No entanto, para que as conclusões realizadas a partir de dados amostrais sejam representativas dos parâmetros populacionais é necessário obedecer alguns critérios. 
 
FUNÇÕES DO SURVEY - A pesquisa de Survey foi estratificada em três pilares principais das funções como: a exploração de dados, a descrição e a explicação. 
 
UNIVERSO ENTREVISTADO - Esta pesquisa Quanty foi tabulada para que fossem investigados na área física do município (urbano e rural) 284 eleitores com 16 anos e maior que 78 anos.
 
QUADRO DAS TABULAÇÕES AMOSTRAIS - A Tabulação desta pesquisa foi feita para as Amostragens por Faixa Etária, por Sexo, por Bairro, por Renda, por Condição Civil, Escolaridade e entidade Religiosa e Profissão.
 
DAS COLETAS – A empresa realizou esta Quanty, ouvindo um (01) eleitor de forma presencial por domicílio, in-loco e não permitindo a seleção de nenhum entrevistado em vias públicas ou meio de um número superior que duas pessoas. 
 
CONTRATANTES - Esta pesquisa trata-se de um projeto realizado pela SBC Dados - Inteligência, para a comercialização de Cadernos contendo os dados (resultados) para consumo interno de vários interessados, ela foi custeada por duas empresas de comunicação, pela Rede SBC Brasil e MT em Foco, - ambas as agência de notícias com sede em Várzea Grande, tendo como objetivo principal para produção de matérias jornalísticas informativas em categorias politicas, em detrimento do pleito eleitoral do ano de 2020, mais, porém, em Regime Coletivo (quando todos interessados podem comprar um caderno contendo os resultados de seu interesse para consumo interno).
 
CONFRONTOS
A pesquisa buscou respostas científicas do eleitorado de Livramento, caso os candidatos fossem outros e não aquele que o eleitor deseja que viesse a ser o seu novo prefeito em detrimento ao pleito de 2020.
 
NOVINHO X SOUZA
Depois de concluída as investigativas, a SBC Dados fez cinco confrontos, dentre eles, de acordo os dados, o Novinho venceria com 27,82% e Souza seria derrotado com 25,70%; 24,30% do eleitorado afirmou não votar em nenhum dos dois; 11,97% do eleitorado afirmou indecisão; 9,86% afirmaram que votariam em Branco ou nulo, 0,35% Não quiseram responder.
 
NEZINHO X NOVINHO X PREF. SOUZA
O ex-prefeito Nezinho venceria o Novinho com larga vantagem. 
48,59% dos entrevistados afirmaram que votariam em Nezinho e 15,85 para o Novinho e o Souza teria 13,03% dos votos válidos. 7,75% afirmaram não votar em nenhum dos três postulantes. 5,99% demonstraram indecisos; 5,63% disseram que votaria Nulo ou Branco;
3,16% Não quiseram responder este quesito.
 
NEZINHO X PREF. SOUZA
O duelo mais esperado sempre foi quem ganharia a eleição: Nezinho ou o prefeito Souza.
Neste confronto, 52,46% do eleitorado afirmou taxativamente que votaria em Nezinho e 19,72% do eleitorado diz votar no prefeito Souza; 14,44% afirmaram que Não votaria em nenhum dos dois; 6,34% ficaram Indecisos; 3,17% afirmaram que votariam em Branco ou nulo e 3,52 Não responderam o quesito.
 
NEZINHO X NOVINHO
Em 2016 o Novinho contra o Sou obteve 31,30% dos votos nominais;
Hoje ele perderia novamente o certame. Pois 52,46% dos eleitores afirmaram que votariam no Nezinho e 21,13% disseram que votaria no Novinho; 13,38% dos eleitores entrevistados, afirmaram que Não votariam em nenhum dos dois; 6,34 ficaram Indecisos, 3,17 afirmaram que Votariam em Branco ou Nulo e 3,52 preferiram não responder este quesito.
 
ESTA PESQUISA FOI REALIZADA DE ACORDO COM A RESOLUÇÃO ELEITORAL 2016/18 e MINUTA 2020
Como ainda não temos a Resolução Eleitoral para o pleito de 2020, oficialmente publicado, sendo assim...
 
O Tribunal Superior Eleitoral, no uso das atribuições que lhe conferem o art. 23, inciso IX, do Código Eleitoral e o art. 105 da Lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997... Resolve e publica a MINUTA
 
CAPÍTULO I
DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 1º Esta resolução disciplina os procedimentos relativos ao registro e à divulgação de pesquisas de opinião pública, realizadas para conhecimento público, relativas às eleições ou aos candidatos.
Art. 2º A partir de 1º de janeiro do ano da eleição, as entidades e as empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às eleições ou aos candidatos, para conhecimento público, são obrigadas, para cada pesquisa, a registrar, no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle), até 5 (cinco) dias antes da divulgação, as seguintes informações...De acordo esta determinação, que há mais de dez anos não são alterados, só há necessidade de registro a partir do dia 01/01/2020.