Fotografo: Conselho Tutelar Zona Norte
...
Lata de tinta com restos de banha era usada para armazenar o almoço de criança de 6 anos, vítima de maus tratos em Macapá

Sozinho em casa, com feridas pelo corpo e comida em latão de tinta, um menino de 6 anos, vítima de maus tratos, foi encontrado pelo Conselho Tutelar da Zona Norte, na terça-feira (12). Ele foi encontrado na casa do próprio pai, na linha B do quilômetro 9, na Zona Oeste de Macapá.
 
O resgate aconteceu por volta das 16h, após a mãe do menino denunciar a situação na Delegacia de Repressão a Crimes contra a Criança e ao Adolescente (Dercca). Ela não via o filho desde dezembro, por impedimento do pai, segundo o Conselho.
 
A conselheira tutelar Érica Nunes, que acompanha o caso, detalhou que a mãe disse saber da situação do filho e que não conseguia ter contato por conta da agressividade do pai, que também seria usuário de droga. Vizinhos da casa não quiseram falar sobre o caso com a entidade.
 
 
A conselheira tutelar informou ainda que o pai da criança não estava na casa no momento da ação. No local havia apenas uma cama, um ventilador, uma televisão e uma cadeira. No latão tinha restos de banha, que a criança sinalizou que era o almoço dela. O menino foi encontrado pelo Conselho Tutelar na frente da casa.
 
 
"A criança nos informou que o pai havia saído desde cedo e que não sabia que horas voltaria. Ele estava totalmente sozinho na residência apenas com cama, ventilador e TV. Ele apresentava feridas no corpo todo causada, provavelmente, por má higienização e se alimentava com restos de banha em uma lata de tinta", detalhou Érica.
 
Após o resgate, o menor de idade foi levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Novo Horizonte, recebeu medicação e depois foi entregue à mãe. No fim do mês, a vítima deve passar por novo atendimento médico.
 
A investigação sobre o caso está sob responsabilidade da Dercca. O pai deve ser intimado pela delegacia para prestar depoimento.