Fotografo: Mayke Toscano/Secom-MT

O governador Mauro Mendes: vacinação contra Covid-19
O governador Mauro Mendes (DEM) pediu que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acelere a liberação da vacina russa Sptunik V para uso no Brasil.
Ele anunciou, na semana passada, a compra de 1,2 milhão de doses do imunizante contra o novo coronavírus.
A vacina ainda não está autorizado, segundo a Anvisa, pois há pendências com a documentação do pedido de uso emergencial.
A agência informou, porém, que "poderá utilizar outras fontes para autorizar a vacina, desde que sejam informações que apontem para segurança e eficácia mínima".
Em um encontro virtual de 11 Estados com a agência, nesta terça-feira (6), Mendes disse que o momento pede menos burocracia.
“Por favor, nos ajudem. O que precisamos fazer? Se erramos, se falta alguma coisa, nos digam o que fazer. Nos ajudem a fazer, por favor", disse Mendes.
"Precisamos saber, objetivamente, o que é necessário para garantir mais essas doses para o nosso País”, acrescentou.
Além de Mato Grosso, Bahia, Acre, Rio Grande do Norte, Maranhão, Piauí, Ceará, Sergipe, Pernambuco, Rondônia, Pará e Amapá também fecharam contratos para compra da vacina.
Uso em outros países
Segundo Mendes, quase 50 países já estão aplicando a Sputnik V. "Temos recursos para a compra e precisamos disso para salvar vidas”, resumiu. (Fonte: Thaiza Assunção, Midia News)