Fundado pelo jornalista e CEO, Eraldo de Freitas
Aos 14 de abril de 2006

Fale Conosco
(65)993430927

Várzea Grande(MT), Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 - 19:31
Moeda
Dólar - BRL 5.1609
Libra - BRL 6.4573
Euro - BRL 5.5442
Bitcoin - BRL 209250,95

15/09/2021 as 07:29:37 | por Fernanda Nazário |

Matriciamento no cuidado em hanseníase é tema de web aula desta quarta-feira (15)

Encontro virtual é gratuito e realizado por meio do canal do Tele Educa MT no YouTube

Fotografo: $imgCred
...
A proposta é capacitar profissionais e estudantes da área da saúde pública e privada
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio do projeto Telessaúde em parceria com a Coordenadoria de Atenção às Doenças Crônicas, realizará nesta quarta-feira (15.09), às 10h, uma web aula sobre o matriciamento no cuidado em hanseníase. A proposta é capacitar profissionais e estudantes da área da saúde pública e privada para aprimorar a assistência prestada à população.
 
Os interessados em participar da aula podem acessar o canal do Tele Educa MT no YouTube 15 minutos antes do início da respectiva transmissão e se inscreverem gratuitamente.
 
Com o tema ‘Apoio matricial: desafios e possibilidades no cuidado integral em hanseníase’, o web encontro contará com a apresentação dos profissionais do Ambulatório de Atenção Especializada Regionalizado de Alta Floresta (AAER). Ficarão à frente da discussão a enfermeira especialista em Saúde da Família e em Gestão em Saúde, Letícia de Faria, e o fisioterapeuta especialista em fisioterapia cardiorrespiratória, osteopatia e posturologia, André Luiz de Brito. 
 
No AAER de Alta Floresta há um projeto pioneiro que oferta apoio matricial aos profissionais da Atenção Primária a Saúde quando há demanda na área. A atuação do Ambulatório vai desde a orientação e apoio às ações de busca ativa até o manejo clínico de pacientes. 
 
Atualmente, Mato Grosso dispõe de seis AAERs. Eles estão localizados em Alta Floresta, Juína, Juara, Várzea Grande, Barra do Garças e Tangará da Serra. As unidades integram diversas ações do Plano Estadual Estratégico de Enfrentamento da Hanseníase, de 2018. Todos os meses, o Estado investe R$ 60 mil na manutenção dos ambulatórios. Em contrapartida, os municípios disponibilizam os servidores e a estrutura física.
 
Em julho deste ano, o AAER de Alta Floresta iniciou diálogos com as unidades de saúde. Além da capacitação da equipe, nesses encontros foram definidas estratégias de busca ativa de casos novos de hanseníase, exame de contatos, acompanhamento dos casos em tratamento, bem como troca de experiências entre os profissionais. Em um mês de atuação do projeto, foi constatado aumento de 33% de casos novos na cidade registrados Sistema e Informação de Agravos de Notificação (Sinan).
 
Matriciamento
 
O apoio matricial, ou matriciamento, é uma estratégia técnico-pedagógica e assistencial conduzida por equipes especializada com prática clínica e assistencial que se dispõem a oferecer informações e orientações a outras equipes de saúde e/ou profissionais em particular.
 
 
 
(SES-MT, Fernanda Nazário)

Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Brasil - Agência de Notícias com o CNPJ 12.912.695/0001-67, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (65)993430927
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital