Fundado pelo jornalista e CEO, Eraldo de Freitas
Aos 14 de abril de 2006

Fale Conosco
(65)993430927

Várzea Grande(MT), Terça-Feira, 19 de Março de 2024 - 07:55
Moeda
Dólar - BRL 5.0313
Libra - BRL 6.3857
Euro - BRL 5.4603
Bitcoin - BRL 209250,95

17/09/2021 as 07:13:16 | por Renata Prata |

Mato Grosso é primeiro estado a receber programa federal Rios+Limpos

O programa foi lançado nesta quinta-feira, no rio Cuiabá. A ação segue na sexta nas Baías de Siá Mariana e Chacororé e termina no Sábado, Dia Mundial da Limpeza

Fotografo: Marcos Vergueiro/Secom-MT
...
Programa Nacional Rios mais Limpos em parceria com a SEMA
O Ministério do Meio Ambiente lançou nesta quinta-feira (16.09) o Programa Nacional “Rios+Limpos”, no rio Cuiabá. O projeto tem a meta de recolher e dar destino correto aos resíduos sólidos retirados do local. Mato Grosso foi escolhido para ser o primeiro estado no país a receber a iniciativa, que segue nesta sexta-feira nas Baías de Siá Mariana e Chacororé, localizadas no Pantanal.
 
Em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), a retirada de resíduos sólidos, recicláveis ou não, dos rios e baías mato-grossenses segue até sábado (18.09), quando as ações retornam para a região de Cuiabá e Várzea Grande. No município de Barão de Melgaço o programa envolverá 15 comunidades ribeirinhas com 700 famílias.
 
A escolha de Cuiabá e Várzea Grande para serem centros do lançamento do programa está na conexão que as cidades têm com o rio e pelo fato de o estado englobar o Pantanal, um bioma com características únicas, de acordo com o secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França. “São cidades que se desenvolveram a partir do rio e escolhemos esta época pelos rios estarem mais baixos. É um bom exemplo para mostrar que Mato Grosso tem feito um bom trabalho no sentido de conscientizar a população”.
 
O representante do Ministério do Meio Ambiente destaca a importância de mobilizar a população para o exercício da cidadania ambiental e chamar o cidadão para fazer sua parte. “Separar o lixo de maneira adequada, separar o reciclável do orgânico, o rio tem inúmeras finalidades de uso e se ficam mais limpos todos ganham. A água é um recurso essencial a vida, então quem ganha com rios mais limpos é a própria população, com melhor qualidade das águas, de vida e mais saúde”.
 
 
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, celebrou o fato do estado de Mato Grosso ser protagonista em uma ação tão importante para a agenda ambiental urbana e ressaltou que a Sema é parceira do Ministério do Meio Ambiente nesta ação de medidas voltadas ao saneamento básico, disposição adequada de resíduos sólidos e ações de limpeza com a retirada destes resíduos em nossos cursos d´água.
 
“Temos a honra do lançamento do programa aqui em nosso Rio Cuiabá na semana que comemoramos o dia mundial da limpeza, uma movimentação de mais de 180 países e mais de 50 milhões de pessoas engajadas e envolvidas no dia da limpeza de áreas urbanas, dos rios e de cursos d’aguas”, disse a secretária.
 
O desafio de sustentar os recursos naturais para as próximas gerações foi apontado como um grande desafio pelo vice-governador Otaviano Pivetta. “O governo tem se esforçado junto a secretaria de Meio Ambiente e tomado todas as medidas para evitar os incêndios e crimes ambientais e desenvolver uma ordem de desenvolvimento em que os agentes produtivos se integram ao meio ambiente e fazem a sua produção sem agredir os recursos naturais”.
 
 
Vicente falcão, presidente do Instituto Ação verde, parabenizou o Ministério do Meio Ambiente e Governo de Mato Grosso pela ação. “Uma ação importante de impacto social muito grande.  Esta limpeza que está sendo desenvolvida é uma ação mundial e o Governo do Estado apoiando e incentivando as ações. Mato grosso sempre andou à frente nessa pauta ambiental, olhando também a parte social e se aliando a produção sustentável”.
 
A importância do Rio Cuiabá para a região foi exaltada pelo prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, que se disse orgulhoso do lançamento ter acontecido no município. “É um projeto de suma importância para a preservação e limpeza dos rios e o rio Cuiabá é nossa maior riqueza, tanto da cidade de Várzea Grande como de Cuiabá, que são cidades que nasceram deste rio tão importante, um propulsor do Pantanal e um grande ponto turístico do país”.
 
 
 
(Sema/MT, Renata Prata)

Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Brasil - Agência de Notícias com o CNPJ 12.912.695/0001-67, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (65)993430927
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital