Fundado pelo jornalista e CEO, Eraldo de Freitas
Aos 14 de abril de 2006

Fale Conosco
(65)993430927

Várzea Grande(MT), Terça-Feira, 23 de Abril de 2024 - 14:44
Moeda
Dólar - BRL 5.1237
Libra - BRL 6.3898
Euro - BRL 5.4871
Bitcoin - BRL 209250,95

28/04/2015 as 21:57:57 | por UOL |

Lumia 640 vai bem entre smartphones

O design é um dos pontos fortes do aparelho

Fotografo: Divulgação
...
O smartphone traz a versão mais recente do Windows Phone
Apesar de estar enquadrado no patamar dos smartphones intermediários, o Lumia 640 Dual SIM DTV, da Microsoft, traz recursos, e fazem com que ele se destaque entre seus concorrentes. Por R$ 799, o modelo lançado em março oferece TV digital, rádio FM e espaço para dois SIM cards. Mas peca, principalmente, por não estar adaptado à tecnologia 4G.
 
O design é um dos pontos fortes do aparelho, que segue a mesma linha dos demais modelos da série Lumia e reforça a característica da Microsoft de não baixar o padrão estético mesmo em dispositivos mais baratos. Ainda que a tampa traseira seja de plástico, nas cores branca (reluzente) e preta (fosca), o 640 mantém o visual elegante.
 
O smartphone traz a versão mais recente do Windows Phone, a 8.1, e já tem garantida pela Microsoft a atualização para a próxima atualização do sistema operacional --o Windows Phone 10, que deve ser lançada no segundo semestre de 2015. Quem não está acostumado com o sistema operacional, pode se atrapalhar um pouco com os comandos dessa plataforma. Mas nada que alguns minutinhos de treino para se adaptar, já que a navegação é bastante intuitiva.
 
Um dos lados negativos dos telefones equipados com o Windows Phone é a disponibilidade menor de aplicativos e a falta de atenção de desenvolvedores para a plataforma. As opções são bem mais restritas do que as oferecidas para usuários de sistemas como iOS e Android. Um exemplo: o aplicativo do Instagram está em beta (em fase de desenvolvimento) desde que foi lançado, em 2013. Uma das maiores vantagens do sistema móvel da Microsoft é oferecer uma versão nativa do pacote de produtividade Office.
 
No quesito qualidade da tela o Lumia 640 ganha bastante evidência. O display HD (1280x720 pixels) de 5 polegadas ganha visibilidade que se mantém mesmo sob a luz do sol, graças à tela ClearBlack, que possibilita a remoção de reflexos indesejados.
 
O dispositivo também respondeu bem aos comandos durante os testes do UOL Tecnologia. Mostrou-se bastante ágil no processamento dos dados, possivelmente por causa do processador quad-core (de quatro núcleos) de 1,2 GHz. Os jogos rodaram sem nenhuma interferência.  Para os jogadores, o que pode deixar a desejar é o espaço de armazenamento interno de 8 GB, mas que pode ser expandido por até 128 GB com cartão de memória.  Sem contar os 15 GB de armazenamento em nuvem com o OneDrive e outros 15 GB para o backup de fotos.
 
A durabilidade da bateria do Lumia 640 é razoável e similar à dos demais smartphones do mesmo patamar. Com 2.500 mAh de capacidade, a Microsoft diz ser suficiente para 10,9 horas de navegação em rede Wi-Fi ou 8,7 horas em reprodução de vídeo. Um dos pontos negativos é o fato do aparelho não vir acompanhado de um cabo USB.
 
Câmera traseira supera, mas frontal decepciona
O Lumia 640 têm duas câmeras: uma traseira de 8 megapixels e outra frontal, de 0,9 megapixel e lente grande angular. A qualidade das fotos tiradas com a câmera principal é bem satisfatória. As imagens são captadas com pouquíssima distorção nas cores, baixo índice de distorção e uma significativa riqueza nos detalhes. O flash também favorece as fotos em ambientes de baixa luminosidade.
 
A reprodução de vídeo, que é feita com captação de 30 frames por segundo, segue o mesmo padrão. O aparelho, no entanto, tende a deixar os amantes dos selfies bastante decepcionados. A câmera frontal é bastante limitada e chega a ser inferior até a de modelos mais básicos. É preciso estar em ambientes com bastante luminosidade para conseguir tirar fotos boas. Em lugares mais escuros, as cores ficam opacas e a imagem apresenta muita granulação.
 
O aplicativo nativo de foto oferece uma série de filtros e efeitos, que nem sempre são suficientes para salvar a qualidade das imagens tiradas com a câmera frontal.
 
Interferências de áudio não afetam TV Digital
O recurso da TV Digital do Lumia 640 se destaca por não ter antena externa e usar o próprio fone de ouvido --que acompanha o dispositivo-- para melhorar a captação de sinal. Nos testes, nos lugares onde o sinal era mais forte, não foi necessário nem mesmo usar o acessório.
 
Na região da avenida Faria Lima, zona oeste de São Paulo, o recurso captou todos os canais e  reproduziu os programas com imagem nítida. Mas, em São Bernardo do Campo, na região do ABC Paulista, foi possível acessar apenas a TV Globo, também com boa nitidez. Em nenhum dos dois locais houve interrupções do sinal com a movimentação do aparelho.
 
Ainda assim o app de TV oferece funções interessantes. Além de permitir a gravação do conteúdo, possibilita que o usuário salve canais nos favoritos, consulte a lista da programação, faça capturas da imagem exibida para compartilhá-las nas redes sociais e até agende programas para que seja "lembrado" cinco minutos antes do seu início.
 
Já o recurso de rádio FM é compatível com o que o mercado oferece e não apresenta nenhum diferencial. O áudio do aparelho não é tão nítido, apresenta pequenos ruídos, mas nada que possa interferir na experiência do usuário. O problema mesmo está no posicionamento do auto-falante, localizado na parte traseira do smartphone, que pode ser abafado pela mão ou pela superfície em que o usuário apoia o dispositivo.
 
Direto ao ponto: Lumia 640 Dual SIM DTV
Tela: 5 polegadas; HD720 (1280 x 720) 
Sistema Operacional: Windows Phone 8.1
Processador: Quatro núcleos de 1,2GHz
Memória: 1 GB de RAM e 8 GB para armazenamento (compatível com microSD  de até 128 GB)
Câmeras: 0,9 megapixel (frontal) e 8 megapixels (principal)
Dimensões: 141,33 mm x 72,2 mm x 8,8 mm; 145 gramas
Conexões: Wi-Fi, 3,5G, Bluetooth 4.0
Preço sugerido: R$ 799
Pontos positivos:  espaço para dois chips, TV digital, qualidade da câmera principal e da tela
Pontos negativos: não ser adaptado à tecnologia 4G, ausência de cabo USB, qualidade do áudio e da câmera frontal
 
 

Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Brasil - Agência de Notícias com o CNPJ 12.912.695/0001-67, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (65)993430927
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital