Fundado pelo jornalista e CEO, Eraldo de Freitas
Aos 14 de abril de 2006

Fale Conosco
(65)993430927

Várzea Grande(MT), Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 - 09:02
Moeda
Dólar - BRL 5.1473
Libra - BRL 6.441
Euro - BRL 5.5207
Bitcoin - BRL 209250,95

22/09/2015 as 09:05:55 | por Site Liliane Roriz |

Liliane ouve reivindicações de pessoas com deficiência

Liliane cobrará o cumprimento do Estatuto da Pessoa com Deficiência

Fotografo: Assessoria
...
Pessoas com deficiência são ouvidas em dia de homenagem
A vice-presidente da Câmara Legislativa, deputada distrital Liliane Roriz, garantiu que cobrará o cumprimento do Estatuto da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal, que está sendo preparado por ela. Durante sessão solene em comemoração ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência realizada na tarde desta segunda-feira, 21 de setembro, a parlamentar argumentou que muitas das reivindicações dos portadores de deficiência, como a questão da acessibilidade, estão contempladas no estatuto, mas que falta o cumprimento das leis existentes.
 
“O dia 21 de setembro tem que ser muito mais que um dia dedicado à luta da pessoa com deficiência. Deve ser sim, um dia dedicado a refletirmos que é preciso e urgente trabalhar a maior deficiência de todas: a deficiência do próprio Estado em implementar normas que garantam direito efetivo ao cidadão com alguma deficiência”, destacou Liliane Roriz.
 
Conscientizar os deficientes de sua cidadania é um ponto fundamental, segundo o diretor das Clínicas de Reabilitações do DF, Leandro Giordano. “É um dia de luta, mas é preciso que eles saibam as armas que têm para lutar”, alegou. “A conscientização é de todos; cada um é um agente multiplicador dessa consciência”, disse.
 
Giordano defendeu a construção de calçadas com acessibilidade: “onde passa uma cadeira-de-rodas, todos passam”. Também para garantir a acessibilidade, o “piso rebaixado e as rampas” são necessários, de acordo com o presidente do Instituto de Cultura Educacional e Profissionalizante das Pessoas com Deficiência, Suedi Miranda.
 
Uma questão nevrálgica no cotidiano dos portadores é o acesso em ônibus, disse o coordenador de Promoção dos Direitos de Pessoas com Deficiência, Paulo Becker. “Precisamos sensibilizar os empresários de transporte”, afirmou, ao defender que o argumento da acessibilidade deve ser maior que o da estética.
 
O programa nacional Viver sem Limites é um exemplo de consolidação dos direitos dos deficientes, declarou o secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Marcos Pacco. No entanto, ele lembrou que o atual “cenário é de muita dificuldade financeira” no DF.
 
Cadeira-de-rodas - “Falta investimento na coisa certa”, opinou o cadeirante Erivaldo Pereira, vice-presidente da União das Pessoas com Deficiência. Ele disse que o GDF gastou R$ 1,5 milhão para comprar cadeiras-de-rodas esportivas, sendo que com o dinheiro de cada cadeira esportiva daria para adquirir quatro cadeiras-de-rodas comuns, como a que ele estava usando. Além do mais, segundo ele, o custo de manutenção de uma cadeira esportiva é alto para os deficientes de baixa renda. Paraplégicos que estavam na sessão alegaram que existem muitos portadores aguardando cadeiras-de-rodas há mais de seis meses.
 
Pereira afirmou ainda que algumas empresas de transporte, como a Marechal e a URBTrans garantem bom atendimento aos deficientes, enquanto outras, como a TCB e a São José, “a acessibilidade é inexistente”. Ele defendeu fiscalização rigorosa e urgente.

Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Brasil - Agência de Notícias com o CNPJ 12.912.695/0001-67, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (65)993430927
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital