Fotografo: Arquivo Pessoal/G1
...
Escorpião despencou do teto do pronto-socorro central de Ribeirão Preto, SP

Um jovem de 18 anos foi picado por um escorpião no pronto-socorro central de Ribeirão Preto (SP), enquanto acompanhava uma consulta da namorada na terça-feira (12). O rapaz foi medicado na própria unidade e não corre risco de morte.
 
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que a dedetização do prédio está em dia, mas que vai pedir o reforço do serviço.
 
O jovem, que não quis se identificar, diz que seguia com a namorada para a sala do raio-X, quando o escorpião caiu do teto. "Eu senti um bicho caindo no meu pescoço. Aí, como todo mundo faz, bati a mão para tirar o bicho. Na hora que eu bati, ele já picou meu dedo. Quando fui olhar no chão, era escorpião", afirma.
 
A dor intensa começou imediatamente. O jovem procurou as enfermeiras e foi atendido com urgência. Ele diz que tomou uma injeção, que aliviou a dor, e ficou em observação por duas horas até receber alta.
 
"Começou a doer muito, o braço, tudo. Aí eles me deram uma injeção e deu uma melhorada. Deu anestesia. [...] A médica me falou que, se fosse um idoso, uma criança, iria ser bem pior. Ela falou que eu sou jovem e eu aguento", diz.
 
O rapaz considera que houve falta de cuidado da administração do pronto-socorro, uma vez que um animal como o escorpião em um local como este pode comprometer ainda mais a saúde das pessoas que já estão com a saúde fragilizada.
 
“É um hospital, precisa de higiene, precisa ter mais limpeza, essas coisas. Aí você vem aqui para ficar melhor e acaba saindo pior? Isso é errado.”
 
A Secretaria Municipal de Saúde informou que o escorpião chegou até a Unidade Básica de Saúde (UBDS) pelo esgoto devido às chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias. O serviço de dedetização será reforçado.