Fotografo: Luiz Alves
...
mais de 40.300 pessoas se inscreveram no programa

KARINE MIRANDA
 
Termina nesta sexta-feira (25) o prazo para inscrição no programa Minha Casa Minha Vida de Cuiabá.  Neste ano, estão disponíveis 1.264 casas no bairro Osmar Cabral e até a manhã de hoje, mais de 40.300 pessoas já haviam se inscrito no programa.
 
As inscrições são feitas no Portal Habitanet, vinculado ao site da Prefeitura de Cuiabá, nas 14 unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Convivência de Idosos e na sede do programa, localizada na Rua Régis Bitencourt, nº 384, bairro Porto. 
 
Nas unidades de assistência, o atendimento acontece até às 17h. Já pela internet, as inscrições podem ser feitas até as 23h59. Para se inscrever no programa, as famílias interessadas precisam ter o NIS, renda mensal bruta de até R$ 1,6 mil e morar em Cuiabá há mais de cinco anos.
 
Elas deverão acessar o Portal Habitanet,  inserir o Número de Identificação Social (NIS) e confirmar os dados pessoais e a renda para garantir a conclusão da inscrição. No final do cadastro será gerado um número de protocolo, com o qual as famílias vão participar do sorteio em data a ser definida pela secretaria de Assistência Social. 
 
Após o sorteio, os nomes dos contemplados serão divulgados no site da Prefeitura de Cuiabá e terá início a segunda etapa do processo.
 
Nesta fase,  as famílias devem ser aprovadas pela Caixa Econômica Federal e recebem a visita domiciliar de uma equipe técnica da Assistência Social com o objetivo de confirmar os dados informados no ato da inscrição. Em caso de incompatibilidade, a família poderá ser excluída do processo.
 
Aprovados em todas as fases, os contemplados firmarão contrato com a Caixa Econômica e pagarão parcelas correspondentes a 5% da renda familiar em até 120 meses. Eles  terão  prazo de 30 dias para ocupar os imóveis sob pena de perder a moradia.