Fotografo: Reprodução/TVCA
...
Uma das 14 usinas e biodiesel instaladas em Mato Grosso

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge), instituto aponta que Mato Grosso apresentou crescimento da produção industrial de 2,7% em 2019.
 
Um dos exemplos dessa evolução é uma indústria de biocombustível com sede em Lucas do Rio Verde, a 360 km de Cuiabá. A principal matéria-prima é a soja. A indústria teve um crescimento de 10% na produção.
 
Em 2019 foram produzidos 150 milhões de litros de biocombustível e a expectativa é que neste ano, sejam mais de 175 milhões de litros. Produção de biodiesel lidera o ranking de crescimento da indústria no estado.
 
Ainda segundo a pesquisa, o avanço foi registrado por cinco meses consecutivos. E, além do biocombustível, o setor de produtos químicos também tem liderado o crescimento da indústria.
 
Outros setores
 
Em alguns setores, o crescimento não foi tão marcante. É o caso do setor de confecção. Ainda assim, apresentou avanços consideráveis, segundo os especialistas.
 
De acordo com representantes do setor, diferente de anos anteriores, em 2019 foi possível sentir uma certa estabelidade. Ao menos não houve quedas e a perspectivas é que o mercado esteja mais aquecido em 2020. (Lorena Segala, TV Centro América)