Fotografo: Mayke Toscano
...
Também estão sendo deflagradas operações integradas de combate ao fogo e ao desmatamento ilegal

O Governo de Mato Grosso tem feito um trabalho intenso para prevenir, fiscalizar e combater o desmatamento ilegal e os incêndios criminosos no Estado.
 
Desde maio, as equipes de diversos órgãos (como a Sema e Sesp, por meio do Corpo de Bombeiros) tem atuado com ações preventivas, palestras orientativas e planejamento das ações em todas as regiões de Mato Grosso.
 
Para combater os incêndios, estão sendo usados 87 veículos, dois aviões, um helicóptero e 1.327 combatentes, se revezando entre 350 e 400 homens por dia.
 
Também estão sendo deflagradas operações integradas de combate ao fogo e ao desmatamento ilegal.
 
Ainda está sendo realizada uma ação antecipada para evitar que as queimadas atinjam o nosso Pantanal.
 
Além disso, o monitoramento das queimadas e do desmatamento passou a ser feito quase que em tempo real com a aquisição da ferramenta Imagens Planet, que emite alertas ao Estado, indicando os locais exatos em que os eventos ocorrem a partir de 1 hectare de desmate.O Governo ainda prorrogou o prazo de proibição de queimadas na zona rural e suspendeu novas autorizações para desmate.
 
Até o momento, já foram feitas 33 apreensões, seis conduções de infratores, 69 autos de infração e fiscalização de mais de 70 pontos, com a autuação total de mais de 21 mil hectares.
 
Além disso, foram aplicados mais de R$ 92,3 milhões em multas aos infratores.
 
Monitoramento e combate ao Incêndio na região de Sorriso no Norte do Estado - Bombeiro e fogo - Foto por: Mayke Toscano/Secom-MT
 
Foto: Mayke Toscano
 
Foto: Christiano Antonucci
 
Foto: Christiano Antonucci