Fotografo: O Globo
...
O Flamengo tem um time de grande jogadores, entrosado e bem treinado pelo experiente Jorge Jesus

Nem o gol sofrido aos 42 do segundo tempo tira o favoritismo carioca diante do Grêmio no jogo de volta da semifinal da Libertadores que está marcado para o próximo dia 23/10 às 21:30 hs, no estádio do Maracanã. Para quem acompanhou o primeiro jogo da semifinal, disputado na quarta -feira passada (03/10), na Arena do Grêmio, viu um Rubro-Negro superior em todos os aspectos, mesmo jogando fora de casa. Um único descuido da defesa flamenguista provocou o empate dos gaúchos no último jogo e tirou uma vantagem maior para a segunda partida.

Agora o Flamengo terá que vencer o Grêmio por qualquer placar, no próximo dia 23, no Maracanã, para ficar com a vaga na decisão da Libertadores. Um empate sem gols também garante o Rubro-Negro na final. Novo empate de 1 a 1 leva a decisão para os pênaltis. Empate por dois ou mais gols garante os gaúchos na final.

Mesmo assim, o favoritismo é todo do Flamengo. Primeiro, por jogar em casa. O time não perde jogando em seus domínios há 18 partidas (15 vitórias e 3 empates). O último revés foi ainda pela primeira fase da Libertadores, 1 a o para o Peñarol, em 3 de abril.

Outro motivo é pela qualidade do elenco. O Flamengo tem um time de grande jogadores, entrosado e bem treinado pelo experiente Jorge Jesus. Estrelas do futebol mundial com passagens pela Seleção Brasileira hoje vestem a camisa rubro-negra como os alas Rafinha e Filipe Luís. Além deles, o atacante Gabigol acaba de ser chamado pelo técnico Tite para os amistosos contra Senegal e Nigéria, em outubro. O time ainda tem Bruno Henrique, Rodrigo Caio e Everton Ribeiro. Mesmo sem poder contar com o uruguaio Arrascaeta no segundo confronto por lesão, o técnico Jorge Jesus tem o grupo com muitas opções para testar. Ainda sem poder contar com o meia Diego, que se recupera de uma grave lesão no tornozelo, Jesus pode optar por Berrío ou Vitinho na vaga do uruguaio.

Flamengo e Grêmio já se enfrentaram no Maracanã nesta temporada. Em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no dia 10 de agosto, os cariocas derrotaram os gaúchos por 3 a 1. Bom presságio para o Mengão.

O segredo do Flamengo

Para conquistar tanto sucesso, o Flamengo teve que suar a camisa. A primeira coisa foi organizar a casa. Sob a gestão do então presidente Eduardo Bandeira de Melo, o clube conseguiu reduzir a sua dívida em mais de 200 milhões de reais, de 2014 a 2017, aliviando suas finanças e dando um maior poder de liberdade econômica.

Ao mesmo tempo, o Flamengo conseguiu aumentar suas receitas. O time da Gávea foi responsável pelo segundo maior faturamento do futebol brasileiro em 2018, ficando apenas atrás do Palmeiras (538 milhões de reais). A maior renda do clube continua sendo os direitos de transmissão, que chegou aos 220 milhões de reais.  Além disso, o Rubro-Negro fatura milhões com marketing e com os seus patrocínios, além da renda dos jogos, sempre com um grande público. Sem contar com a venda de jovens talentos para futebol europeu como Lucas Paquetá, vendido para o Milan por 150 milhões de reais ou Vinícius Júnior, para o Real Madrid por 45 milhões de Euros. 

Sem dívida e com dinheiro no bolso, o clube conseguiu se reestruturar e montar o grande elenco recheado de estrelas.  Mas não se engane com isso. O projeto de revelar talentos continua no time da Gávea. Para se ter uma ideia, 12 jogadores do atual grupo flamenguista são oriundos das categorias de base do clube. Destaque fica para o meia Reinier, de apenas 17 anos. O jogador poderia até ser opção para o lugar do lesionado Arrascaeta, mas estará com a Seleção Brasileira Sub-17 e não poderá participar da semifinal.

Outro sonho é o Brasileiro

Apesar do foco estar no título da Libertadores da América que o clube não conquista desde 1981, o Flamengo também sonha em reconquistar outra taça importante: o Brasileirão. A última conquista rubro-negra aconteceu em 2009, quando o time era comandado por Andrade e tinha no elenco estrelas como Adriano Imperador e Vágner Love.

Nove anos depois, o Flamengo vive novamente um grande momento, possui um elenco estrelado e tem grandes chances de chegar ao seu sexto título nacional. O clube carioca é o atual  líder da Série A do Brasileiro e não vem dando muita chance para os seus adversários.  Até agora foram 16 vitórias em 23 partidas, 48 gols marcados e dono da maior sequência de vitórias nesta edição do Brasileirão, oito seguidas. Alguém duvida do Flamengo?