Fundado pelo jornalista e CEO, Eraldo de Freitas
Aos 14 de abril de 2006

Fale Conosco
(65)993430927

Várzea Grande(MT), Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 - 10:22
Moeda
Dólar - BRL 5.0035
Libra - BRL 6.3291
Euro - BRL 5.4125
Bitcoin - BRL 209250,95

24/09/2021 as 07:40:16 | por Karine Miranda |

“Ferrovia em MT vai influenciar a vida e economia de todos os brasileiros”, afirma Geller

Construção da ferrovia estadual vai baratear custo do frete, que impacta diretamente no preço dos insumos

Fotografo: Christiano Antonucci/Secom-MT
...
O deputado federal Neri Geller
O deputado federal Neri Geller considerou que a implantação da 1ª Ferrovia Estadual em Mato Grosso vai proporcionar reflexos para além do território mato-grossense, com benefícios para todo o Brasil e brasileiros. Isso porque a ferrovia vai complementar a infraestrutura e a logística do Estado e proporcionar maior facilidade para o escoamento da produção do agronegócio mato-grossense. 
 
Situação que impactará diretamente na redução do custo do frete, já que o transporte de cargas no Estado por meio da ferrovia será mais rápido, ininterrupto e mais seguro quando se comparado ao transporte pelas rodovias, visto que as cargas transportadas pelas rodovias estão suscetíveis a roubos, além dos caminhões e carretas passíveis de acidentes. 
 
Já a redução do custo do frete vai refletir diretamente no preço dos produtos que são consumidos pelos brasileiros. Hoje, Mato Grosso é um dos maiores estados produtores do Brasil. Somente na safra 2019/2020, Mato Grosso produziu aproximadamente 74 milhões de toneladas de grãos, como apontam os dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
 
“Com certeza tem apenas um ‘setor’ que ganha, que é a população mato-grossense e a economia do país. Isso não é projeto de Estado, vai influenciar a vida e a economia de todos os brasileiros. Parabéns à Assembleia Legislativa e ao governador. Com certeza estaremos juntos em outros projetos que são importantes para o Estado. É a consolidação da mudança do novo perfil de transporte do país, que é a ferrovia. Com certeza é um sonho de todos nós e todos os mato-grossenses, mas principalmente, dos produtores de médio e pequeno portes”, disse Geller.
 
Ainda segundo o deputado, a iniciativa do governo do Estado de assinar contrato junto à empresa Rumo S/A para a construção da ferrovia vai possibilitar a implantação da malha ferroviária em Mato Grosso de forma mais célere, quando comparado ao projeto da Ferrogrão, que ainda está em discussão no âmbito da União, por exemplo.
 
A construção da ferrovia estadual prevê 730 quilômetros de linha férrea que vão interligar os municípios de Rondonópolis a Cuiabá, além de Rondonópolis com Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, e que vão se conectar à malha nacional, em direção ao Porto de Santos (SP). O investimento para essa obra será de R$ 11,2 bilhões, cujos recursos são integramente da iniciativa privada.
 
“Estamos felizes pelo [governador] Mauro ter liderado e ter tomado essa decisão. É uma ferrovia estadual e assim tem que se estender para outros estados. Ramais que precisam ser implantados e que possam ser construídos com menos burocracia, mais eficiência e com mais rapidez. Eu estou muito contente e otimista com o Estado de Mato Grosso”, encerrou Neri Geller. 
 
A previsão é de que o início das obras de construção da ferrovia estadual ocorra em 2022. O trecho entre Rondonópolis e Cuiabá tem previsão de conclusão de obras e o respectivo funcionamento no ano de 2025; enquanto a operação no trecho Cuiabá a Lucas do Rio Verde deverá começar em 2028. A estimativa é de que mais de 230 mil empregos sejam gerados, direta ou indiretamente, durante o período de obras.
 
Uma vez implantada a ferrovia, a Rumo S/A fica autorizada a explorar a ferrovia pelo prazo de 45 anos, sendo que a infraestrutura ferroviária poderá ser compartilhada com outra empresa de transporte ferroviário que venha a prestar serviços no Estado. Ao menos, 26 municípios que estão as margens do traçado da ferrovia serão beneficiados diretamente com a implantação da malha ferroviária.
 
 
 
(Sinfra-MT, Karine Miranda)

Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Brasil - Agência de Notícias com o CNPJ 12.912.695/0001-67, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (65)993430927
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital