Fotografo: Drone Cuiabá
...
Feriado em Cuiabá

O Dia do Servidor Público é celebrado na segunda-feira (28). Devido ao ponto facultativo previsto em decreto, os órgãos estaduais não funcionarão em Mato Grosso.
 
Apenas serviços considerados essenciais, como saúde e segurança pública, permanecem atendendo a população.
 
Na área da saúde permanecem ativos o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Hospitais Regionais e o serviço de Unidade de Tratamento Intensivo aérea em regime de plantão para o transporte de passageiros em situação de urgência e emergência.
 
Já o Laboratório Central do Estado (Lacen) vai funcionar em regime de plantão.
 
Conforme a Secretaria de Saúde, as unidades de saúde que fecham na segunda e retomam atendimento normal na terça-feira (29) são: Centro de Reabilitação Dom Aquino Corrêa (Cridac), Centro de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), Centro de Referência de Alta e Média Complexidade (Cermac), Farmácia de Alto Curso e MT Hemocentro.
 
A Prefeitura de Cuiabá decretou ponto facultativo nesta segunda-feira e informou que os órgãos da administração municipal não terão expediente.
 
Em relação ao comércio da Capital, conforme informações da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), os estabelecimentos, serviços como Correios, agências bancárias, Ganha Tempo e agências do Sine funcionarão normalmente.
 
Na terça-feira (29) o expediente na administração municipal volta ao horário normal.
 
Apenas os serviços essenciais como saúde, coleta de lixo, defesa civil, fiscalização e orientação do trânsito serão mantidos.
 
Na saúde, as Unidades de Urgência e Emergência de Pronto Atendimento (UPAs), funcionam regularmente. Além dessas, as policlínicas e o Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá também estarão com as portas abertas para atender a população.
 
Segurança
 
De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Púbica, apenas as unidades administrativas param na segunda-feira.
 
Em Cuiabá e Várzea Grande, a Central de Flagrantes do bairro Planalto e a Central de Ocorrências da Prainha, além da Central de Flagrantes, em frente ao aeroporto de Várzea Grande, estarão funcionando normalmente e devem centralizar os procedimentos de Boletins de Ocorrências.
 
Os Batalhões da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Instituto Médico Legal (IML) e Perícia Criminal também não param os serviços. O IML, assim como as Delegacias Especializadas de Homicídio (DHPP), de Trânsito (Deletran), e a de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (Derrfva), estarão em regime de plantão atendendo a sociedade normalmente.
 
Nas cidades do interior, as delegacias de polícia já atuam sob regime de plantão, 24 horas por dia, e deverão continuar com este atendimento durante o feriado.
 
Já as Delegacias Especializadas de Roubos e Furtos de Cuiabá e Várzea Grande trabalharão sob regime de sobreaviso. A Derf Cuiabá terá uma equipe de plantão para atendimento presencial de roubos em residência, que envolvam restrição à liberdade da vítima.
 
Internautas poderão obter atendimento online durante qualquer feriado na Delegacia Virtual para registro de ocorrências envolvendo extravio/furto, furto de celular, exercício ilegal da profissão, desaparecimento de pessoas, calúnia, difamação, injúria, ameaça, constrangimento ilegal, violação de domicílio e também realizar o pré-registro de outros crimes.
 
As unidades do Ganha Tempo, com exceção da unidade do Várzea Grande Shopping, estarão abertas, mas apenas alguns órgãos estarão de plantão.
 
Entre eles estão a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), e consultas a serviços do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Secretaria de Fazenda (Sefaz) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Além da concessionária de energia elétrica Energisa. (G1)