Fotografo: TVCA/Reprodução
...
Apesar do estado de alerta na região, a produtividade em Sorriso tem sido melhor

O excesso de chuva tem preocupado os agricultores, em Sorriso, na região médio norte do estado. Em muitas fazendas, existem muitas lavouras prontas para a colheita, mas parte do trabalho não pôde ser feito por causa das chuvas.
 
Somente na última quarta-feira (22), por exemplo, choveu 56 milímetros.
 
Segundo o Sindicato Rural de Sorriso, 21% da área da oleaginosa já foi colhida e a maior parte do trabalho começa a partir desta semana. Isso tem deixado os agricultores em estado de alerta.
 
“A experiência que os produtores têm é que o clima desse jeito passa a prejudicar a partir do terceiro ou quarto dia de chuva seguido. Esperamos que o tempo abra para que os produtores consigam tirar a safra da lavoura”, disse o presidente do sindicato, Tiago Stefanello Nogueira.
 
Apesar do estado de alerta na região, a produtividade em Sorriso tem sido melhor se comparado à safra anterior. Nesta colheita, segundo levantamentos do sindicato, a média é de 61 sacas por hectare.
 
Já na safra anterior, nesse mesmo período do ano, a média era de 58 sacas.
 
“Esperamos que essa média se mantenha até o fim da safra e que a chuva não atrapalhe o produtor”, ressaltou o presidente. (Bruno Bortolozzo, TV Centro América)