Fotografo: Alexandre Loureiro/COB
...
Com a classificação à semifinal, os brasileiros asseguraram, no mínimo, a medalha de bronze, já que não há disputa de terceiro lugar no torneio.

O badminton brasileiro garantiu, nesta quarta-feira, cinco medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Lima. Com cinco classificações às semifinais em seis possíveis, os atletas nacionais asseguraram, no mínimo, a medalha de bronze, já que no torneio não há disputa de terceiro lugar. Nesta quinta-feira, a partir das 9h, eles voltam à quadra em busca da vaga na decisão.
 
+ Saiba tudo sobre os Jogos Pan-Americanos
+ Confira o quadro de medalhas atualizado do Pan
 
Com direito a choro e emoção, a primeira vitória do dia foi dos irmãos Francielton e Fabrício Farias nas duplas masculinas. Eles enfrentaram os guatemaltecas Jonathan Solis e Rodolfo Ramirez e fecharam a partida em 2 sets a 1 (21/19, 19/21 e 21/16). Depois de marcar o ponto final, os brasileiros caíram no choro e comemoraram a classificação.
 
Ainda sem perder sets no Pan, Ygor Coelho venceu mais uma na disputa de simples. Dessa vez, o brasileiro bateu o americano Timothy Lam, cedendo, na segunda parcial, apenas seis pontos ao adversário. Ele enfrenta, na semifinal, o canadense Jason Ho-Shue.
 
Já na chave feminina, o Brasil garantiu duas duplas nas semifinais. Fabiana Silva e Tamires Santos venceram com tranquilidade as chilenas Constanza Naranjo e Ashley Montre por 2 sets a 0 (21/7 e 21/13) e vão enfrentar as canadenses Rachel Honderich e Kristen Tsai na briga por uma vaga na final. Na disputa de simples, Fabiana foi superada nas quartas para a guatemalteca Nikte Sotomayor por 2 sets a 1 (21/13, 19/21 e 21/13).
 
Além delas, Jaqueline Lima e Samia Lima também se garantiram nas semifinais. A partida porém, não foi das mais fáceis. Depois de perder o primeiro set para as peruanas Daniela Macias e Danica Nishimura, as brasileiras reagiram e venceram as duas parciais seguintes, fechando a partida em 2 sets a 1 (15/21, 21/15 e 24/22).
 
Pouco antes, Jaqueline garantiu, ao lado de Fabrício, a vaga também nas duplas mistas. A classificação à semifinal se deu após a vitória sobre os dominicanos Nelson Javier e Nairoby Jimenez por 2 sets a 0 (21/8 e 21/18), em apenas 24 minutos de partida.