Fundada aos 14 de abril de 2006 pelo Jornalista Eraldo de Freitas - E-mails: redacao@sbcbrasil.com.br

Cidadão Repórter

(65)9966-5664
Várzea Grande(DF), Segunda-Feira, 01 de Março de 2021 - 15:49
19/01/2021 as 08:09:14 | Por Bruna Barbosa E Lislaine... | 235
“É o início da virada de página, mas ainda temos longo caminho”
Governador fala sobre início da vacinação contra a Covid em MT e pede que população continue a usar máscaras
Fotografo: Marcos Vergueiro/Secom-MT
O governador Mauro Mendes, durante evento que marcou início da vacinação em MT

O governador Mauro Mendes (DEM) classificou como "virada de página" a aplicação das primeiras doses da Coronavac, nesta segunda-feira (18).
 
Os primeiros imunizados foram os profissionais de saúde da linha de frente da pandemia da Covid-19. Eles foram vacinados em um evento no Hospital Metropolitano de Várzea Grande. 
 
Mendes também exaltou o trabalho dos pesquisadores do Instituto Butantan, onde a vacina, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, foi produzida no Brasil. 
 
"Tantas angústias, tantas incertezas, dores e sofrimentos que foram causados a tantas famílias brasileiras e mato-grossenses. Em 2020, a ciência trabalhou em ritmo totalmente acelerado em diversos laboratórios e, ao final, chegamos na produção da vacina mais rápida das história recente", disse ele em conversa com a imprensa.
 
"Neste momento ficamos felizes em poder estar aqui vivenciando esse momento que, seguramente, reflete a expectativa que temos de reconquistar nossa liberdade, nosso direito de ir e vir, nossa vida. É uma virada de página", acrescentou. 
 
O governador também reforçou que, neste primeiro momento, não haverão doses da Coronavac para toda a população. A vacina foi distribuída proporcionalmente aos Estados pelo Governo Federal.
 
A expectativa é de que uma nova remessa seja liberada até o final do mês. A partir de terça-feira (19), os municípios de Mato Grosso começam a receber as doses para iniciarem o processo de vacinação. 
 
"Os 141 municípios de Mato Grosso vão receber as vacinas a partir de amanhã. Existe uma rede montada para isso, para que, o mais rapidamente, isso chegue aos municípios. E dentro dos critérios, acreditamos que os prefeitos conduzirão essa aplicação", afirmou.
 
O governador voltou a ressaltar a importância da população continuar seguindo as medidas não-farmacológias de prevenção ao novo coronavírus, como uso de máscaras, de álcool em gel e distanciamento social. 
 
"Ainda temos um longo caminho a ser percorrido até a ampla imunização de toda a população brasileira e mato-grossense, por isso é extremamente importante que todos continuem com as medidas não-farmacológias, porque, segundo a ciência, essa ainda é a maneira mais segura de evitar a transmissão e a contaminação", disse.
 
Primeiros vacinados 
 
Durante o lançamento da campanha de vacinação contra a Covid-19, oito profissionais da saúde, que atuam na linha de frente dos atendimentos de pacientes com a doença, receberam as primeiras doses da vacina. 
 
Mato Grosso recebeu 126.160 mil doses para primeira fase de vacinação da campanha contra a Covid-19. Cerca de 60 mil pessoas serão vacinadas, já que a Coronavac é uma vacina com duas doses.
 
No grupo prioritário, que é o público alvo nesta primeira fase, estão profissionais da saúde, idosos institucionalizados, idosos com mais de 75 anos e indígenas. 
 
 
 
 
(Bruna Barbosa e Lislaine dos Anjos, Midia News)




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil