Fundada aos 14 de abril de 2006 pelo Jornalista Eraldo de Freitas - E-mails: redacao@sbcbrasil.com.br

Cidadão Repórter

(65)9966-5664
Várzea Grande(DF), Segunda-Feira, 25 de Janeiro de 2021 - 22:43
18/12/2020 as 10:13:02 | Por MARIA BARBANT | 440
Cuiabá sai na frente e lança politica educacional diferenciada para o Município
A Escola Cuiabana tem como foco a cultura, tempos de vida, direitos de aprendizagem e inclusão
Fotografo: Jorge Pinho
O livro, considerado um marco histórico, marca os últimos 20 anos da Educação Pública Municipal

O prefeito Emanuel Pinheiro participou na tarde desta quinta-feira (17), do lançamento da 2ª edição da Política Educacional da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá – Escola Cuiabana: cultura, tempos de vida, direitos de aprendizagem e inclusão.  O evento, online, reuniu gestores da Secretaria Municipal de Educação, do Conselho Municipal de Educação e professores da rede pública de ensino de Cuiabá, representando todos  que contribuíram para a construção coletiva do documento.
 
O livro, considerado um marco histórico, marca os últimos 20 anos da Educação Pública Municipal, resultado das discussões em torno dos processos de ensino e aprendizagem e oferece novas bases teóricas e metodológicas para  que as unidades educacionais,  baseada na  concepção multicultural da Escola Cuiabana, possam reorganizar seus Projetos Político-Pedagógicos, em consonância com a legislação em vigor e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
 
O prefeito Emanuel Pinheiro em vídeo agradeceu o esforço e o comprometimento dos profissionais da Educação, que num ano difícil, em razão das restrições provocadas pela pandemia, superaram os desafios e avançaram na qualidade de ensino e na humanização.
 
“Neste momento em que encerramos um ciclo de quatro anos de mandato, olhamos para traz e podemos enxergar o caminho percorrido até aqui e com muito orgulho afirmar que os nossos compromissos com a rede municipal de Ensino foram cumpridos. Temos ainda um longo caminho a seguir, temos que avançar muito mais, até porque as nossas crianças merecem, os nossos profissionais da educação merecem e a comunidade escolar merece. O caminho percorrido até aqui construiu os pilares das mudanças e transformações da Educação Pública. Estamos entregando o texto final da Política Pedagógica do Município de Cuiabá que há décadas era esperado por toda a rede, após ser debatido e construído pelos ícones da Educação pública municipal. A escola cuiabana servirá como base para as mudanças e transformações da Educação pública, para as próximas décadas”, disse ele.
 
Ao lembrar os momentos de superação dos últimos meses, com a suspensão das atividades presenciais, em nome da saúde e da vida das crianças e dos profissionais, salientou que mesmo sem aulas presenciais, o Ensino não parou em Cuiabá e renovou o compromisso de trabalhar muito mais, para melhorar e avançar na humanização dos serviços públicos. “A Escola Cuiabana é uma construção de cada um dos profissionais da Educação, um patrimônio da rede municipal de Ensino e de toda a Capital”, ressaltou Emanuel Pinheiro.
 
A diretora de Gestão Educacional, Mabel Stobel lembrou os vários momentos de discussões e construção da Política Pública, iniciado em 2017 e disse que este é um processo contínuo de reflexões e alterações curriculares, metodológicas de avaliação, de criação uma nova concepção para a Educação de Cuiabá.
 
“Este momento é de satisfação pessoal e profissional. Em mais de 20 anos de Educação, quando teve início a Escola Sarã, não houve nenhum outro movimento tão profundo como  o da construção desse documento. Essa é uma nova proposta pedagógica para a rede pública municipal cuiabana onde o aprender humano se baseia nas relações sociais e culturais dentro de uma visão integral do ser humano, numa concepção interacionista, buscando uma sociedade intercultural e inclusiva, e mais justa”, destacou Mabel Strobel.
 
A secretária interina de Educação, Edilene de Souza Machado destacou o grande avanço da rede nos últimos anos. “Nunca houve um avanço e um investimento no pedagógico  tão grande na Educação. Tivemos conquistas pedagógicas, na formação continuada e na valorização profissional graças ao prefeito Emanuel Pinheiro, que prioriza uma gestão humanizada, com o olhar voltado para as pessoas. A partir de hoje, com o lançamento da segunda edição da Política Educacional,  a rede municipal de Cuiabá tem uma identidade e sabe aonde quer chegar e isso só foi possível a partir do trabalho de toda a rede e da sede”, disse ela.
 
O presidente do Sindicato dos Profissionais da Educação, João Custódio  destacou o trabalho coletivo e harmônico que vem sendo realizado pela Secretaria de Educação e os profissionais na rede. “Neste ano atípico, tivemos que nos reinventar nos lares, nas comunidades e com a Educação. Fechamos esse ano ganhando com essas experiências e a Secretaria Municipal de Educação mais uma vez está saindo na frente. O sucesso educacional da rede é avaliado na comunidade”, ressaltou o sindicalista.
 
O presidente do Conselho Municipal de Educação, Luís Jorge disse que este é um momento importante devido ao contexto educacional, político e econômico do país. “O município de Cuiabá através da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro está fazendo um caminho diferente, de todo o país,  buscando através de todas as formas de participação, construir com a comunidade educacional do município uma modelo que atende as demandas da população. Cuiabá, sinaliza para o Brasil e para Mato Grosso, que é possível construir uma nova forma de trabalhar o processo da Educação, construindo um novo caminho, feito com todas as óticas possíveis”, disse ele.
 
Escola Cuiabana
 
A segunda edição da Política Educacional de Cuiabá, a Escola Cuiabana foi organizada em dez capítulos que abordam desde a contextualização da sociedade e da educação, conceitos, análises dos resultados da produtividade em articulação com projetos de melhoria dos níveis de aprendizagem, a proposta pedagógica baseada nos ciclos de formação humana, a Educação Infantil, o Ensino Fundamental, a Educação Especial, a Educação do Campo e a Educação de Jovens e Adultos.




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil