Fundado pelo jornalista e CEO, Eraldo de Freitas
Aos 14 de abril de 2006

Fale Conosco
(65)993430927

Várzea Grande(MT), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 23:50
Moeda
Dólar - BRL 5.2036
Libra - BRL 6.4365
Euro - BRL 5.5439
Bitcoin - BRL 209250,95

17/06/2021 as 08:58:44 | por Ligiani Silveira |

Conheça os direitos dos usuários dos serviços públicos

Entre os direitos estão o de ser atendido com respeito, cortesia e em linguagem compreensível

Fotografo: $imgCred
...
O usuário de serviços públicos tem diversos direitos garantidos em legislação
O usuário de serviços públicos tem diversos direitos garantidos em legislação, de forma específica na Lei Federal nº 13.460/2017, que completa quatro anos neste mês de junho. Mas você conhece os direitos? A campanha Maratona de Defesa dos Direitos dos Usuários de Serviços Públicos, realizada neste mês pela Controladoria Geral do Estado (CGE) em adesão à iniciativa da Rede Nacional de Ouvidorias Públicas, visa ajudar nessa  divulgação.
 
Entre os direitos estão o de ser atendido com respeito, cortesia e em linguagem compreensível. Os usuários de serviços públicos também têm direito à igualdade de tratamento: É proibido qualquer tipo de qualquer tipo de discriminação no atendimento.
 
Outras garantias são de que os locais de prestação dos serviços públicos e os sites das instituições públicas devem dispor de informações precisas sobre: horário de funcionamento dos órgãos; serviços prestados, localização exata e indicação do setor responsável pelo atendimento; valor das taxas e tarifas cobradas pela prestação dos serviços.
 
O cidadão tem também o direito de escolher os meios para obtenção e utilização dos serviços dentre as opções disponibilizadas pela administração pública. Outra garantia é de ter acesso às informações relativas à sua pessoa constantes de registros ou bancos de dados do setor público.  
 
Os direitos dos usuários de serviços públicos estão descritos nos artigos 5º e 6º da Lei Federal nº 13.460/2017.
 
Ouvidoria
 
Para garantir seus direitos, o usuário pode apresentar manifestações à administração pública sobre a prestação dos serviços públicos. Nesse contexto, a Ouvidoria é o canal oficial para a população enviar queixas, solicitações, denúncias, sugestões e elogios relativos às políticas públicas e à prestação de serviços públicos.
 
No Governo de Mato Grosso, a Ouvidoria está organizada em formato de rede, ou seja, as ouvidorias dos órgãos e entidades estão interligadas pelo mesmo sistema eletrônico e seguem diretrizes comuns de atuação estabelecidas pela CGE, por meio da Secretaria Adjunta de Ouvidoria Geral e Transparência. O Fale Cidadão é o sistema oficial da Ouvidoria do Estado, utilizado para o registro, tratamento e envio de resposta das manifestações dos cidadãos.
 
Ao encaminhar sua mensagem pelos vários canais disponíveis de atendimento (Internet, aplicativo, whatsapp, telefones, e-mail ou presencialmente), o cidadão recebe o protocolo de registro e uma senha, no e-mail indicado por ele como contato, para acompanhar o trâmite da demanda pelo sistema Fale Cidadão. 
 
A equipe da CGE realiza a triagem e o primeiro tratamento e, posteriormente, envia as mensagens às Ouvidorias Setoriais para os encaminhamentos necessários e o fornecimento de resposta ao demandante.  
 
Formas de acesso
 
A Ouvidoria do Governo de Mato Grosso pode ser acionada de diversas formas:
 
 
E-mail: ouvidoria@controladoria.mt.gov.br
 
App MT Cidadão: www.mtcidadao.mt.gov.br  
 
Ouv-Zap: (65) 98476-6548
 
Telefones: 162 (ligação local) ou 0800-647-1520 (discagem gratuita)
 
Via postal: carta dirigida ao endereço da Controladoria Geral do Estado – Ouvidoria-Geral, na rua Júlio Domingos de Campos s/n, Complexo Paiaguás, Centro Político Administrativo, CEP 78.049-923, Cuiabá/MT
 
As Ouvidorias Setoriais também recebem atendimentos presenciais, possuem telefones específicos e e-mail divulgados nos portais de cada unidade administrativa.
 
Mais informações: www.ouvidoria.mt.gov.br

Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Brasil - Agência de Notícias com o CNPJ 12.912.695/0001-67, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (65)993430927
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital