Fotografo: Omar Sobhani/ Reuters
...
Homem ferido se arrasta após explosão no bairro das embaixadas em Cabul, no Afeganistão, nesta quarta-feira

 
 
 
Mirwais Harooni e Josh Smith - Uma bomba com alto poder de destruição escondida em um caminhão de esgoto explodiu no horário de pico na manhã desta quarta-feira no centro da capital afegã, Cabul, deixando ao menos 80 mortos, centenas de feridos e danificando prédios de embaixadas, informou a polícia.
 
A explosão, uma das mais letais em Cabul e que ocorre no momento de início do mês sagrado do Ramadã, foi detonada perto da entrada da embaixada da Alemanha, matando um guarda de segurança e deixando alguns trabalhadores do local feridos, disse o ministro de Relações Exteriores da Alemanha, Sigmar Gabriel, no Twitter.
 
"Ataques desse tipo não mudam nossa determinação em continuar a apoiar o governo do Afeganistão na estabilização do país", disse.
 
O porta-voz da polícia de Cabul Basir Mujahid disse que os explosivos estavam escondidos em um caminhão de esgoto, mas sugeriu que a embaixada da Alemanha pode não ter sido o alvo direto da explosão, que provocou nuvens de fumaça negra perto do palácio presidencial.
 
"Existem diversos outros importantes complexos e escritórios ali perto também", disse à Reuters.
 
(Reportagem adicional de Sudip Kar-Gupta e Emmanuel Jarry em Paris, Ben Blanchard em Pequim, Madeline Chambers e Michelle Martin em Berlim, Tulay Karadeniz em Ancara e Doug Busvine em Nova Deli) Reuters