Fotografo: WhatSapp
...
A aeronave caiu de ponta nas águas do rio, porém, não sofreu muitos danos.

 
 
 
Eraldo de Freitas (da SBC do Brasil)
Hiromar Cardoso (Pará Agora/Afiliada)
 
Um avião monomotor caiu na praia de Pajuçara, no rio Tapajós, em Santarém, no Pará na tarde desta quinta-feira (07/09) por volta das 17hs. Segundo o Corpo de Bombeiros, abordo tinha o piloto e mais três pessoas que foram resgatadas com vida e levadas ao hospital local.
 
A aeronave é particular e de prefixo PT-KKK, modelo Cessna, havia decolado do município de Oriximiná, oeste do estado do Pará, com uma enfermeira e dois indígenas da Tribo Waiwai, e tinha como destino ao aeroporto de Santarém, mais precisamente descer em uma pista particular.
 
De acordo informou os Bombeiros, populares e moradores da região ajudaram a socorrer os tripulantes. Preliminarmente, informações dão conta que a aeronave teria ficado sem combustível, obrigando o piloto a realizar um pouso de emergência na referida praia. 
 
Versão de uma passageira
O primeio a chegar ao local foi o médico Euler Amaral e ouviu relatos da enfermeira, que estava a bordo. Segundo ele, levou os passageiros ao hospital. “A passageira me disse que estava tudo bem, mas quando se aproximavam de Santarém, segundo ela, o piloto disse-lhe que, 'vamos cair', o combustível não vai dar para chegar”, disse o médico ao ovir a paciente.
 
Contou o Amaral que, ao chegar no local do acidente, as pessoas já tinham saído da aeronave. "Segundo a enfermeira, o avião virou de ponta cabeça e com o impacto de ter batido na água, ela teve dificuldade de sair da aeronova. O piloto ficou paralisado e sem nenhuma ação. Em seguida parece ter acordado, quem ajudou a empurrar a porta para que todos saíssemos para fora do avião. Ela disse que o índio mais jovem o salvou o pai, que é paraplégico e que também se fazia presente neste vôo. A enfermeira contou-nos que não sabia nadar, só se salvou porque o avião estava perto da margem do rio”, disse Amaral.
 
Segundo a Secretaria de Saúde de Santarém, o Thiago Roberto Waiwai e Sandra Riva Sussuarana deram entrada no Pronto Socorro Municipal. Thiago foi submetido a exames de imagem e Sandra Sussuarana recebeu atendimento e ambos já foram liberadas.
As autoridades competentes já foram acionadas e vão fazer a perícia que realmente constate o que ocasionou a aterizagem da aeronave.