Fotografo: Luiz Alves
...
A ação é coordenada pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb)

A Prefeitura de Cuiabá começou na última semana o trabalho de arborização em todo o canteiro central da Avenida Fernando Corrêa da Costa. A ação é coordenada pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) e prevê o plantio de 250 mudas de Ipês, de diferentes espécies. Até o momento, cerca de 100 já foram plantadas no trecho iniciado na altura da Praça dos Motoristas. 
 
As mudas foram recebidas por meio de doação do Projeto Verde Novo, liderado pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam), o qual o Município é parceiro. Além o plantio, a Limpurb executa ainda a melhoria da iluminação pública na via, com a instalação de lâmpadas de LED. Igualmente, a colocação de placas de gramas no canteiro central e instalação de novos meios-fios fazem parte da iniciativa. 
 
“Temos a preocupação com a arborização de Cuiabá e retomada do nosso título de Cidade Verde. Aproveitamos as obras na Fernando Corrêa, para também efetuar o plantio, da mesma forma que fizemos nas avenidas Mato Grosso, Historiador Rubens de Mendonça e em outros espaço públicos. É uma ação que deixa as avenidas mais belas, principalmente quando chegar a época de florescer”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro. 
 
A arborização faz parte da requalificação da Avenida Fernando Corrêa da Costa. Compõe ainda esse conjunto de melhoria, o recapeamento do pavimento e a renovação de toda sinalização viária. A recuperação já foi feita nos trechos da Praça dos Motoristas até o viaduto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), do acesso à Rodovia Palmiro Paes de Barros (MT-040) até a Ponte do Coxipó, e na Av. Cel. Escolástico.
 
No período de 2017 a 2020, juntamente com o Projeto Verde Novo, a Prefeitura de Cuiabá efetuou o plantio e a distribuição de mais de 80 mil mudas de árvores entre as espécies frutíferas e exóticas. Além disso, nas praças públicas e parques municipais, entregues pela atual gestão, também é feito o trabalho de arborização. 
 
“Já desenvolvemos diversas ações que incentivam o plantio de árvores e, ao longo do ano, continuaremos colocando em práticas outras iniciativas. Mas, dentro desse processo, é importante contar com a parceria da população na preservação desses patrimônios ambientais. Na Fernando Corrêa, por exemplo, já vamos ter que providência a troca de 35 mudas que foram quebradas”, explica o diretor-presidente da Limpurb, Anderson Matos.