Fundada aos 14 de abril de 2006 pelo Jornalista Eraldo de Freitas - E-mails: redacao@sbcbrasil.com.br

Cidadão Repórter

(65)9966-5664
Várzea Grande(DF), Sexta-Feira, 26 de Fevereiro de 2021 - 10:07
19/02/2021 as 10:05:40 | Por G1 | 425
Após um mês do início da campanha, MT tem 2,11% da população vacinada contra a Covid-19
A campanha está suspensa temporariamente no estado até o Ministério da Saúde liberar novas doses da vacina.
Fotografo: Adriano Ishibashi/Framephoto/Estadão Conteúdo
Vacinação contra a Covid-19 está suspensa em municípios de MT

A campanha de vacinação contra a Covid-19 em Mato Grosso completa um mês nesta sexta-feira (19), com apenas 2,11% da população imunizadas no estado. Devido ao baixo número de doses recebidas, a campanha está sendo suspensa temporariamente, até o Ministério da Saúde liberar novos lotes da vacina.
 
A primeira pessoa a ser vacinada no estado foi a técnica de enfermagem do Hospital Metropolitano, localizado em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, Luiza Batista de Almeida Silva, de 43 anos, no dia 18 de janeiro.
 
Já a campanha começou oficialmente no dia 19 de janeiro com a distribuição das doses aos demais municípios.
 
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) o estado recebeu 191.760 doses da Coronavac e da Oxford/AstraZeneca do Ministério da Saúde, até esta semana.
 
“O Plano Nacional de Imunização (PNI) previu a distribuição fragmentada de doses aos estados e municípios brasileiros. Logo, a vacinação avançará conforme ocorre a chegada das doses ao estado”, explicou.
 
A secretaria disse ainda que seguiu todas as orientações feitas pelo Ministério da Saúde quanto à distribuição e armazenamento dos imunizantes e que, no momento, aguarda o envio de novas doses por parte do Governo Federal.
 
Cuiabá e Rondonópolis já suspenderam a imunização e mantêm apenas a aplicação da segunda dose. Já Várzea Grande, Sinop, Cáceres e Barra do Garças anunciaram que também estão com o estoque chegando ao fim.
 
Os municípios priorizaram a vacinação dos profissionais de saúde e começaram a vacinar os idosos acima dos 85 anos há uma semana. Em algumas cidades, no entanto, as doses são insuficientes para continuar a imunização ou ampliar a faixa etária com direito à vacina nesta etapa.
 
Em Cuiabá, por exemplo, 20% dos profissionais da saúde que compõem o 'grupo 1' ainda não foram vacinados.
 
Nessa quarta-feira (17), o governador Mauro Mendes (DEM) participou de uma reunião entre outros governadores e o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, para falar sobre a liberação de mais vacinas aos estados.
 
Ainda esse mês, Pazuello garante que serão entregues 2 milhões de doses da Astrazenica Fiocruz e 9,3 milhões da Sinovac Butantan.
 
Casos de Covid-19
 
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) notificou, até essa quinta-feira (19), 238.781 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso e 5.574 mortes em decorrência da doença no estado.
 
Do total, 7.768 estão em isolamento domiciliar e 224.326 estão recuperados.
 
Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 312 internações em UTIs públicas e 294 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 73,76% para UTIs adulto e em 34% para enfermarias adulto.




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil