Fotografo: Luiz Alves
...
A ação faz parte do programa “Meu Lar, Minha Conquista”

Após 28 anos de luta em busca do título de regularização fundiária, mais de 300 moradores do Praeirinho receberam o documento definitivo de propriedade dos seus imóveis. A entrega foi feita na noite de quinta-feira (9), pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, na Escola Dom Bosco.
 
A ação faz parte do programa “Meu Lar, Minha Conquista” e das comemorações aos 300 anos de Cuiabá. Entre abril e maio a Prefeitura contempla quase 4 mil cidadãos em quatro regiões da Capital.  A expectativa é de que até o final da gestão 25 mil títulos sejam conferidos. 
 
“São mais de 300 títulos entregues para os moradores do Praeirinho, essa é a gestão humanizada, que gosta de gente, prioriza pessoas carentes, aquelas famílias que mais precisam de mim enquanto prefeito. Me realizo a cada título que entrego, pois as famílias terão segurança jurídica, podem planejar fazer uma reforma ou ampliar as suas casas”, comentou o prefeito.
 
Moradora há 25 anos do Praeirinho, Laura Francisca, de 70 anos, disse que a entrega de título é uma realização, pois esperava o documento há muitos anos. “Com esse documento, a nossa casa tem valor, posso fazer uma reforma, solicitar empréstimo para melhorar a minha casa. É um documento que esperava há anos, e agora vou poder reformar a minha casa”, afirmou.
 
Já o morador Adriano Merciano, agradeceu o prefeito e as demais autoridades que trabalharam pela regularização do bairro. “Estou muito contente, esperei por muito tempo esse título definitivo, confiando em Deus e nas autoridades. Mais de 20 anos depois, hoje conseguimos, quero agradecer a Prefeitura pelo programa. É uma ação muito importante, vejo o prefeito com o interesse e é muito glorioso ter o documento em nossa mão”, disse o morador.
 
Para o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Air Praeiro, a felicidade de entregar os títulos definitivos foi ainda maior, pois o bairro leva o nome do seu avô.
 
“Me sinto no dever moral de fazer essa regularização porque aqui tem o nome do meu avô, e aliado a política social do prefeito, que por inúmeras vezes, o vi derramar lágrimas quando se defrontava com a pessoa mais humilde e entregava o título definitivo. Não existe alegria maior do que bater no peito e dizer que essa terra ou casa é minha. O prefeito está cuidando da nossa gente”, avaliou.
 
Também participaram da entrega, o presidente da Câmara Municipal, Misael Galvão e os vereadores Chico 2000 e Mário Nadaf, além do presidente do bairro Praeirinho, Japão e secretários municipais.