Fundado pelo jornalista e CEO, Eraldo de Freitas
Aos 14 de abril de 2006

Fale Conosco
(65)993430927

Várzea Grande(MT), Sábado, 20 de Abril de 2024 - 00:20
Moeda
Dólar - BRL 5.2036
Libra - BRL 6.4365
Euro - BRL 5.5439
Bitcoin - BRL 209250,95

04/12/2015 as 17:13:53 | por SECOM/ VG |

Amigas Empreendedoras no encerramento do projeto

Os cursos de capacitação técnica qualificaram mais de 500 mulheres de 28 bairros

Fotografo: SECOM/ VG
...
Os cursos possibilitaram a inclusão social, produtiva e econômica destas famílias.
A prefeita Lucimar Sacre de Campos participou nesta sexta-feira (04), do encerramento da 1ª etapa do projeto ‘Amigas Empreendedoras’, na Conferência Nossa Senhora do Carmo, que reuniu mais de 1,5 mil pessoas entre mulheres empreendedoras e familiares. Os cursos de capacitação técnica qualificaram mais de 500 mulheres de 28 bairros e possibilitaram a inclusão social, produtiva e econômica destas famílias, que além do fomento à renda tiveram a autoestima elevada. A solenidade contou com apresentações musicais, entrega de certificados, desfile e ainda a exposição de estandes com os produtos confeccionados para comercialização.
 
A prefeita Lucimar Sacre de Campos comemorou o avanço do projeto que ampliou o número de participantes ao mesmo tempo em que elevou as  oportunidades de empreendedorismo. “Cada vez mais estamos buscando para as mulheres novas oportunidades de qualificação voltadas para a  inserção no mercado de trabalho e/ou empreendedorismo. É importante desenvolver políticas públicas voltadas à qualificação profissional da população que vive na margem de vulnerabilidade social”, declarou a prefeita.
 
“O objetivo da Administração Municipal é capacitar as mulheres para o trabalho e a geração de renda, dando condições para a inserção no mercado de trabalho. Cursos como esses podem transformar realidades de famílias trazendo melhorias e bem estar social, uma vez que a meta do projeto é a inclusão social”, pontuou a secretária de Assistência Social, Kathe Maria Martins. Ela destacou ainda que em 2016 vários outros cursos serão ministrados nos bairros e a meta é expandir o projeto para 60 bairros.
 
A expositora de artesanato Benedita Arruda, do bairro Santa Isabel, falou que o curso surgiu em uma boa hora, pois estava precisando aumentar a renda familiar. “Eu não sabia fazer nada. O ‘Amigas Empreendedoras’  me ensinou a fazer pintura e crochê e já produzi muitas peças para vender e não estou vencendo as encomendas. Pretendo daqui para frente fazer mais cursos que a prefeitura oferecer e meu sonho é montar meu negócio próprio”.
 
Mediane Moura Silva, moradora do bairro Novo Mato Grosso, pretende de agora em diante abandonar sua profissão de mais de 20 anos de diarista para ser uma profissional da beleza. A aluna do curso de cabeleireiro está maravilhada com a oportunidade concedida pela prefeitura. “Eu sempre quis trabalhar na área da beleza, mas não tinha condições de pagar pelo curso. Este projeto veio realizar um sonho antigo que tinha. Vou fazer umas diárias mais algum tempo até comprar meus equipamentos e montar meu salão próprio. O curso foi um grande presente de Natal que a prefeitura deu para nós mulheres mostrando que somos capazes”.
 
Dona Rosemari Nunes Fontoura, da Cohab Jaime Campos, disse que aproveitou bem o curso de artesanato na produção de biscuit e feltro. “Desde o projeto ‘Sempre Amigas’ comecei a ter minha renda própria, pois era uma pessoa improdutiva. Aprendi a fazer crochê, tricô, bordado, pintura em tecido e em tela e ponto e cruz. Com o ‘Amigas Empreendedoras’ aprimorei meus conhecimentos com biscuit e feltro e sei que só vai aumentar minhas vendas, pois sempre sustentei minha família com a produção de artesanato e sou grata à prefeitura que deu a oportunidade de ser uma profissional”.
 
Maria Rodrigues da Silva, do bairro Jardim das Oliveiras, capacitada no curso de pintura estava surpresa pela sua conquista. “Este curso foi muito bom, não sabia nem pegar num pincel, e hoje quando vejo minhas peças prontas choro de tanta alegria em saber que sou capaz de fazer tantos desenhos bonitos cheios de detalhes e contornos. Já tenho tantas encomendas que meu Natal será farto graças à renda extra com minhas vendas”.
 
Representante  das aprendizes dos cursos, Laurinéia Gonçalves agradeceu a idealização do projeto que tem revolucionado as mulheres de Várzea Grande. “Antes dos cursos não tínhamos o que fazer, hoje somos produtivas, estamos felizes e animadas em ter uma ocupação que nos traz recurso financeiro com incremento na renda do lar”.
 
A exposição dos objetos produzidos durante o curso demonstrou o nível de excelência da qualificação oferecida: tapetes, vidros decorados, imãs de geladeira, chinelos, pano de prato, lembrancinhas, entre outros, tudo feito com muito capricho e detalhes em uma explosão de cores diferentes.
 
O projeto ‘Amigas Empreendedoras’ pretende potencializar a função protetiva das famílias e a conquista de autonomia de seus usuários. Os cursos foram nas modalidades de crochê, pintura em tecidos, cabeleireiro, bordado em chinelo e artesanato.
 

Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Brasil - Agência de Notícias com o CNPJ 12.912.695/0001-67, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (65)993430927
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital