Fotografo: Ronaldo Mazza
...
No total, foram homenageados com Moção de Aplausos 45 pessoas

Em uma iniciativa liderada pelo deputado estadual Wilson Santos (PSDB), a Assembleia Legislativa realizou na tarde de sexta-feira (12) uma homenagem aos 76 anos de existência do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) localizado na Serra de São Vicente. A solenidade ocorreu no auditório Jonas Pinheiro, na sede da instituição de ensino. 
 
No total, foram homenageados com Moção de Aplausos 45 pessoas, entre professores, colaboradores, ex-alunos e técnicos administrativos que auxiliam diariamente a instituição nas atividades de ensino. 
 
Em discurso, o deputado estadual Wilson Santos (PSDB) relembrou sua trajetória de professor e de sua militância na educação nos cargos públicos que exerceu. E ressaltou ainda a importância do Instituto Federal de Mato Grosso no atual contexto da sociedade.
 
"É uma instituição de ensino que inicia sua história no mandato do ex-presidente da República Getúlio Vargas e adequou-se às necessidades da sociedade, oferecendo hoje ensino médio, técnico-profissionalizante e nível superior, superando diariamente adversidades para preencher as lacunas abertas no mercado de trabalho com a devida qualificação da mão de obra", ressaltou. 
 
O professor de linguagens, Abimael Antunes Marques, agradeceu a Moção de Aplausos aos profissionais da educação que contribuem para a oferta de ensino do IFMT campus de São Vicente. 
 
"É um ato que valoriza a educação no campo político e ficamos muito grato. Um país só avança com educação de qualidade em todos níveis. A partir do momento que uma autoridade política coloca em foco uma homenagem a uma instituição de ensino, parece um ato singelo, mas muito representa, pois coloca a educação e sua performance no centro do debate político". 
 
A solenidade, que começou às 14h30, durou pouco mais de duas horas e foi prestigiada pelo prefeito Fabio Schroeter (PSB) e pelo vereador e presidente da Câmara Municipal Solivan Fonseca (PP), ambos do município de Campo Verde. Também participaram da cerimônia, professores, alunos e membros da direção do IFMT do campus de São Vicente como o pró-reitor, João Germano Rosinke; o diretor geral, Livio dos Santos Wogel; e o diretor de Políticas, Projetos e Articulação Institucional, Adriano Breunig. 
 
História - A Moção de Aplausos homenageou pessoas que no passado contribuiram com a instituição de ensino e também aquelas que buscam manter a tradição e a qualidade de ensino aos jovens mato-grossenses. 
 
Antiga Escola Técnica Federal, que posteriormente tornou-se Centro Federal de Educação de Mato Grosso e agora Instituto Federal de Ensino, a instituição iniciou sua trajetória no dia 23 de setembro de 1909 quando o governo federal criou por meio do Decreto nº 7.566 a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, instituindo um conjunto de Escolas de Aprendizes e Artifices.
 
O IFMT é uma instituição vinculada ao Ministério da Educação, pluricurricular e multicampi. 
 
Atualmente, o instituto conta com unidades educacionais em onze municípios de Mato Grosso, incluindo Cuiabá onde está localizada a sua reitoria. Além disso, novos três campi estão sendo instalados em Alta Floresta, Primavera do Leste e Várzea Grande.
 
O IFMT atende mais de 13 mil alunos, com  72 opções de cursos oferecidos à sociedade mato-grossense englobando ensino médio, técnico-profissionalizante e superior. 
 
A instituição de ensino dispõe de câmpus nos municípios de Barra do Garças, Cáceres, Campo Novo dos Parecis, Confresa, Cuiabá, Juína, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, São Vicente e Sorriso.