Fotografo: Luiz Alves
...
Mais de 3.871 títulos estão pontos e serão entregues por bairros das quatro regiões de Cuiabá

Um extenso trabalho vem sendo realizado na valorização dos que tanto contribuíram para a construção da história e desenvolvimento da Cuiabá dos 300 anos: a pessoa idosa.  São uma série de ações integradas, desenvolvidas em prol do resgate da cidadania desse grupo que traz as marcas das raízes dessa cidade. Uma dessas ações é referente à regularização fundiária. Desde o fim de 2017, por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, os títulos de posses definidas são entregues na casa da pessoa idosa, com mais de 70 anos.
 
“Fiz um compromisso de resgate à cidadania da população cuiabana. Desta forma, de maneira alguma, poderia deixar de lado aqueles que tanto fizeram por Cuiabá, que são nossa história viva e que por isso merecem todo nosso respeito e admiração. Por isso, levar esse documento tão sonhando e entregá-lo em mãos no conforto de suas casas, é o mínimo que um gestor pode fazer.  E vamos continuar nessa luta de valorização, incluindo os idosos no máximo de ações do município, para que vivam melhor, com dignidade e igualdade”, lembrou Pinheiro.
 
Ao todo, já foram entregues mais de 320 títulos para pessoa idosa, de 34 bairros da Capital. Uma dessas pessoas que receberam o documento em mãos na sua residencial, foi o senhor João Celestino de Jesus, de 81 anos.
 
Morador do Novo Terceiro (região Oeste) há três décadas, o aposentado recebeu o chefe de Executivo em sua residência com tamanha surpresa. Ele externou que receber o documento representa um momento de muita alegria e transformação, pois é algo que esperou por anos e que trouxe segurança para sua família.
 
“Aqui em casa já vieram tantos gestores, trouxeram vários papéis, mas nenhum representava a posse do terreno. Por isso, a gente fica até desacreditado quando ouve falar que vai consegui-lo.  Fiquei muito satisfeito com a visita do prefeito e de sua equipe, trazendo o título de regularização. Agora podemos buscar melhorias para nossa casa e dar um pouco mais de conforto à família. Sou muito grato por isso”, expressou.
 
Para as comemorações do aniversário dos 300 anos da cidade, em abril, as entregas aos idosos estão programadas e a previsão é que sejam contempladas mais 300 pessoas. Além desses, mais de 3.871 títulos estão pontos e serão entregues por bairros das quatro regiões de Cuiabá.