Fotografo: Assessoria/G1
...
Abastecimento da vacina deve ser normalizado na próxima semana.

A partir da próxima segunda-feira (20), as unidades básicas de saúde de Cuiabá devem começar a receber as doses da vacina Pentavalente, que estão em falta em todo o território nacional desde a metade do ano de 2019.
 
As vacinas já começaram a ser distribuídas pelo Ministério da Saúde para os estados e a previsão é que nesta sexta-feira (17) o setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde receba um dos lotes.
 
O problema do desabastecimento foi causado devido a um desvio de qualidade na produção, que foi identificado pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que reprovaram os lotes do produto.
 
A vacina Pentavalente faz parte do Calendário Básico de Vacinação da Criança e garante proteção contra cinco doenças, que são difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria Haemophilus influenza tipo B, responsável por infecções nasais e na garganta.
 
Assim que chegarem à Vigilância Epidemiológica, as vacinas serão divididas para as regionais e a partir de segunda-feira (20) passarão a ser distribuídas para as unidades de saúde. (G1)